5

PF já pediu arquivamento do processo contra Roseana, mas Janot segura despacho…

seloDocumento encaminhado ao procurador-geral da República desde fevereiro mostra não  haver nada contra a ex-governadora do Maranhão no processo da Lava Jato, mas o chefe do Ministério Público esconde o inquérito, o que força notícias negativas contra ela na mídia nacional, um escândalo de posicionamento político

 

O grifo em vermelho mostra o Ofício encaminhado para a PGR

O grifo em vermelho mostra o Ofício encaminhado para a PGR

Relatório da Polícia Federal encaminhado em 26 de fevereiro ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pede o arquivamento do inquérito contra a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) no caso da Lava Jato.

O Ofício nº 0210/2016-RE 0010/2015-1 DPF/MJ-GINQ/STF/DICOR, é assinado pelo delegado Felipe Alcântara de Barros Leal e pormenoriza cada um dos itens da acusação, explicando a falta de provas.

O documento chegou à PGR em 29 de fevereiro, mas até hoje o procurador-geral da República Rodrigo Janot se manifestou sobre o caso.

Em destaque a data em que o procurador Janot recebeu o Ofício e nunca despachou

Em destaque a data em que o procurador Janot recebeu o Ofício e nunca despachou

É preciso ressaltar que Janot tem como principal assessor o procurador Nicolao Dino de Castro e Costa, irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), adversário político de Roseana.

O próprio Dino recebeu doações de empresas investigadas na Lava Jato, mas o MPF jamais abriu qualquer tipo de investigação para esclarecer as circunstâncias desta doação.

O inquérito em que Roseana Sarney é citada é o de número 3977.

No pedido de arquivamento, a Polícia Federal deixa claro que a ex-governadora jamais foi investigada no caso, por absoluta falta de provas.

Desde então, os advogados de Roseana tentam esclarecer por que Rodrigo Janot jamais despachou o pedido do delegado Felipe Alcântara, mas o chefe do Ministério Público tem dado de ombros às investidas da defesa.

E já se passaram quase cinco meses…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. A cada delação o nome da oligarca é citada textualmente , então não há motivos para excluí-la das denuncias.

  2. Quando será que Janot irá revelar os nomes dos governadores do PC do B citados nas delações?

  3. Vale lembrar que o Ministério Público é o “dono da investigação”, ele tem o “dominus litis”, e com isso pode inclusive ignorar o relatório da polícia e entrar com a ação. O relatório do delegado é meramente opinativo…

  4. O Janot está agindo politicamente. Isso está óbvio. Agora, numa situação dessas, os advogados da governadora têm que tomar as devidas providências. Denunciar por abuso ao CNMP, dentre outras providências. Ficar chorando é que não dá…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *