8

Greves para todos os lados…

Professores municipais estão parados há quase um mês, caminho que deve ser seguido a partir de quinta-feira pelas demais categorias de São Luís; no estado, policiais civis e funcionários do Detran preparam-se para paralisações

 

para tentar barra policiais, governo apelou para a Justiça, que decretou a greve ilegal

para tentar barra policiais, governo apelou para a Justiça, que decretou a greve ilegal

O arrocho salarial e o tratamento dado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís coloca diversas categorias de funcionários públicos em estado de greve, com ameaças diretas à população, que necessita dos serviços.

Professores municipais estão parados há 28 dias, sem sinais de acordo com a prefeitura. Servidores municipais  de todas as demais categorias também podem seguir o mesmo caminho.

No Estado, os policiais civis se reúnem hoje para decidir se mantêm a paralisação das atividades; no Detran, a previsão é que 70% parem a partir de amanhã.

Ao governo só resta apela para a Justiça, tentando decretar as greves ilegais, o que irrita ainda mais os servidores.

E nem a Justiça parece dar jeito no caos…

Marco Aurélio D'Eça

8 Comments

  1. O que é mais engraçado nessas historias de greve é que o país está em uma grave recessão economica amplamente divulgada por toda a midia com grande parte de estados e municipios atrasando salarios. No Maranhão por incrivel que pareça não há indicios de atrasos, no entanto, esses usurpadores parecem não notar o grande esforço da gestão municipal em honrar seus compromissos apresentando até uma porcentagem de aumento para a categoria dos professores e obviamente prontamente recusada, o que me faz ter a certeza que esse tipo de manobra não é em favor da categoria e sim um ato politico com um unico objetivo de enfraquecer o comando de São Luis.

  2. Vai se aproximando das eleições e essa galera faz logo greve pra pressionar os gestores a cederem aumento, isso já se tornou uma praxe, muito triste!

  3. Sou funcionário da Prefeitura, e acho que o melhor caminho é o diálogo, o restante é extremismo, ainda mais com essa gestão que sempre trabalhou pelo bem do funcionarismo público.

  4. Boa tarde Marco. segue nota Detran-MA

    Assessoria de Comunicação Detran-MA
    Data: 21/06/2016
    NOTA OFICIAL
    O Tribunal de Justiça do Maranhão concedeu medida liminar, na manhã desta terça-feira, 21, determinando que os servidores do Detran-MA se abstenham de deflagrar a greve, sob pena de multa diária de 20 mil reais, a contar da decisão.
    O desembargador Lourival Serejo, Relator do processo, considerou esvaziado o motivo para deflagrar uma greve no órgão, tendo em vista que a Administração Pública demonstra estar aberta ao diálogo e informa que vem promovendo melhorias para a classe de servidores.
    A liminar também foi concedida levando em consideração a ausência de entidade representativa dos servidores capaz de deflagrar greve, em razão da falta de registro sindical obrigatório no Ministério do Trabalho.
    Apesar da decisão judicial, nesta manhã, foi realizada reunião entre a Diretoria do Detran-MA e representantes dos servidores, onde foi entregue uma cópia do encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração ao Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), assim como, uma cópia do pedido de reajuste do auxílio alimentação e mudança de critério de concessão do benefício ao Secretário da Casa Civil, além das planilhas que serão encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho, acerca da contratação de terceirizados, cumprindo, desta forma, todas as reivindicações que eram de competência do Detran-MA.

  5. Todo profissional tem que ser valorizado, mas, pelo menos a greve dos professores e dos funcionários municipais, são sem sentido. A dos professores, por exemplo, fica muito claro que algo, que não tem nada a ver com melhorias. É só prestar atenção no discurso deles. Hoje mesmo no jornal percebi isso.

  6. Acho que com a crise que estamos passando os aumentos de salários são inviável e colocam os cofres públicos no negativo e isso pode refletir em outras áreas. Isso sim é de uma irresponsabilidade tamanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *