0

Novas pesquisas devem por ordem na casa em São Luís…

Levantamentos suspeitos divulgados nas últimas semanas – com claro objetivo de favorecer candidatos – geraram confusão de números que devem ser reordenados pelo Instituto Escutec; Capital terá também primeira pesquisa de instituto nacional sobre o pleito

 

escutecPelo menos duas novas pesquisas de intenção de votos sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís devem ser divulgadas esta semana, numa espécie de reordenamento da confusão de números dos últimos levantamentos.

Nas últimas semanas, pesquisas dos institutos Econométrica, Prever e DataM trouxeram números totalmente díspares e sem relação coma realidade fática da campanha – alguns delas, inclusive, sob suspeita de fraude.

O Instituto Maranhense Escutec, um dos mais acreditados do estado, registrou seu levantamento no último dia 30 de julho, e deve publicá-lo até sábado, no jornal O EstadoMaranhão.

Contratada pela Gráfica Escolar, que edita o jornal, a pesquisa Escutec  analisará três cenários: no primeiro, inclui todos os oito candidatos prováveis – Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Júnior (PDT), Wellington do Curso (PP), Fábio Câmara (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMB), Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL).

Os demais simulam situações sem Rose e sem Fábio.

Além disso, a empresa faz simulações de segundo turno e de rejeição, ouvindo cerca de 1 mil eleitores na capital maranhense.

Pesquisa Nacional

Já o Instituto Coronato registrou pesquisa em 27 de julho, e deve apresentar seus números nos próximos dias.

O Coronato é de Goiânia (GO) e realiza pesquisa contratada por si mesma, numa espécie de prospecção de mercado na capital maranhense.

Além da pesquisa eleitoral, o levantamento do grupo goiano inclui pesquisa de audiência de rádios, portais de internet e de TV. No que diz respeito aos candidatos, a pesquisa inclui todos os que vinham sendo cogitados, inclusive Bira do Pindré (PSB) – que voltou ao cenário – e João Bentivi (PHS).

Não há informações sobre em que veículo será publicada a pesquisa do Coronato.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *