0

UPA de Coelho Neto alcança média de 2,5 mil atendimentos em duas semanas…

Equipe da UPA de Coelho Neto

Equipe da UPA de Coelho Neto

Nas primeiras duas semanas de atendimento desde a sua inauguração, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA “Maria de Sousa e Silva” de Coelho Neto, alcançou a marca de quase 2.500 atendimentos, saldo superior e bastante acima da média.

Segundo informações obtidas com a Diretora Teresinha Tôrres, o atendimento de excelência tem gerado uma confiabilidade na equipe e consequentemente numa busca crescente pelos serviços. “Somos uma UPA Porte I, com capacidade para atendimento de até 150 pacientes e se levarmos em consideração o número diário de atendimento temos ficado acima da média, chegando a atender 230 pessoas ao dia”, disse ela.

A chegada a UPA obedece a um fluxograma previamente determinado pelo Ministério da Saúde cuja demanda pode ser espontânea ou regulada a partir do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que passa por cadastro, acolhimento e classificação de risco.

Um dos aspectos da unidade de saúde

Um dos aspectos da unidade de saúde

A diretora da Unidade destacou ainda o preparo para o recebimento dos pacientes em situação de emergência.

 “Garantimos equipamentos além dos que são exigidos pelo Ministério da Saúde para uma UPA de Porte I. Nossa sala vermelha funciona hoje como uma semi-intensiva com respirador, desfibrilador com poder de cardioversão, monitor cardíaco, oximetria de pulso, bombas de infusão e carro de parada, além da realização de exames laboratoriais, RX e eletrocardiograma com resultado imediato”

Ao ser questionada sobre o serviço de excelência que a UPA vem realizando nesses primeiros dias e que já vem tendo o reconhecimento da população, Teresinha deu explicações sobre esse fato.

“Não bastava ter uma equipe motivada, todo esse trabalho só tem sido possível graças ao Prefeito Soliney Silva que tem nos dado todas essas condições favoráveis de trabalho. Não tenho dúvidas em afirmar que estamos no topo do ranking tanto a nível de Maranhão quanto a nível de Brasil, pois não temos ajuda de custeio nem do Governo Federal e nem do Governo do Estado e nem por isso deixamos de funcionar, ao contrário, apenas com recursos próprios estamos conseguindo imprimir um atendimento de excelência de hospital particular a um equipamento do SUS”, garantiu ela.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *