7

Confiança e experiência…

Características são apontadas por eleitores como os principais aspectos a serem observados na avaliação de um candidato a prefeito de São Luís

 

Edivaldo, Eliziane e Wellington: vencerá quem tiver a experiência incontestável e a confiança do eleitor

Edivaldo, Eliziane e Wellington: vencerá quem tiver a experiência incontestável e a confiança do eleitor

Os inúmeros levantamentos realizados sobre a corrida eleitoral em São Luís revelam muito mais do que números de intenção de votos dos candidatos. Estas pesquisas apontam também para aspectos bem mais profundos das características de candidatos e do eleitorado, que forma o conjunto do que as coordenações costumam chamar de “pesquisas qualitativas”.

E dentro deste conjunto, dois aspectos são mais marcantes como características esperadas pela população em relação ao perfil dos candidatos. O eleitor de São Luís quer, como prefeito ou prefeita alguém com grau de confiabilidade satisfatório e experiência comprovada.

Para o eleitor, candidato confiável é aquele que cumpre rigorosamente as promessas de campanha, sabe bater na mesa e impor suas convicções quando necessário, não foge ao debate político e às suas responsabilidades e, principalmente, mostra com segurança as prioridades e dificuldades de uma gestão.

A experiência, na análise do eleitorado apresentada nas pesquisas qualitativas, não  significa apenas idade avançada ou acúmulo de passagens por cargos de comando ou direção. A experiência política, na visão do eleitor de São Luís, é ter sabido enfrentar as mais adversas situações e, ainda assim, manter-se íntegro, seguro e firme no projeto a que se propõe.

Além dos dois pontos, o eleitor ludovicense se identifica também com  o carisma do candidato, sua personalidade, a empatia e a relação que ele tem com seus aliados, seus adversários e com o povo.

Cada um dos candidatos a prefeito de São Luís – ou pelo menos os principais – orientam suas campanhas, a gravação dos programas, a priorização de debates e de propostas e a escolha das comunidades a serem visitadas com base nesses indicadores apresentados nas quali.

E é a partir delas que eles estabelecem suas estratégias.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Se confiável é quem cumpre as promessas de campanha, então Edvaldo nem deveria aparecer nessa lista.Cadê o viaduto da Forquilha /Cohab,as creches de tempo integral e o hospital Dr Jackson Lago?

  2. Dentre os candidatos, pra mim, Edivaldo reune todas as caracteristicas. Com um adicional de nao ser ofensivo. De nao agredir os outros candidatos. e jogar limpo.

  3. Edivaldo apresenta características que a população deseja. Confiabilidade é uma das mais fortes, pois até agora ele nunca se envolveu em encândulo algum dentro da política.

  4. Levando esses critérios em consideração, podemos dizer que Edivaldo então é o melhor candidato entre todos, pois os demais não tem carismo, empatia, muito menosexperiência.

  5. O úinico que oferece essas duas caracteristicas fortes, é Edivaldo. Os outros, vale nem a pena comentar.

  6. é verdade q maura jorge apoia wellington do curso? ela pode como presidente do partido trabalhista nacional?

  7. Marco, um pelo outro, não quero troco. Em São Luís, existem PELO MENOS 2000 pessoas que teriam bem mais condições em administras a cidade de São Luís que esses três aprendizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *