4

“Eliziane demonstra que está preparada para o embate e para governar”, diz analista político…

Um dos mais experientes e respeitados jornalistas maranhenses, Ribamar Corrêa expressou a opinião acima, ainda na semana passada, após ato em que o deputado Neto Evangelista declarou apoio à candidata do PPS. Leia abaixo*:

 

correa“Quero deixar bem claro que o que estou dizendo não é demagogia; é sincero e honesto”.

A frase, dita em tom firme, foi pronunciada ontem pela candidata do PPS à Prefeitura de São Luís, Eliziane Gama, ao falar em ato no qual recebeu o apoio do deputado licenciado e secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, a última liderança do PSDB a embarcar na coligação por ela articulada. A candidata do PPS fez um discurso rápido, mas denso, citou com precisão alguns problemas graves da Capital e, sem recorrer a anotações, relacionou soluções, falou sobre números, citou percentuais e informações estatísticas, e assegurou que o seu grande projeto é construir “uma nova São Luís”.

Eliziane em caminha: carisma, confiança, segurança e discurso

Eliziane em caminhada: carisma, confiança, segurança e discurso convincente

Mesmo constituída de aliados e seguidores de Neto Evangelista, que a partir daquele momento também passaram a ser seus seguidores, a impressão que ficou no ar foi a de que os presentes deram total atenção e crédito ao que foi dito pela candidata.

E por conta disso, aplaudiram-na.

(…)

Como pré-candidata, chegou a 56% de intenções de voto. Agora, como candidata, a última pesquisa apurou que ela tem 21%, embolada com o prefeito Edivaldo Jr. (PDT), que tem 25%, e com Wellington do Curso (PP), que aparece com 18%. Agora que a campanha começou de fato, a impressão quase unânime é a de que, armada sua coligação e incentivada por partidários e aliados, ela reaja e retome a curva de crescimento.

Eliziane Gama é candidata que reúne todos os ingredientes que formam uma personagem política de horizonte largo: é mulher, jovem (39 anos), inteligente, bem informada e dona de uma vontade invejável. Sua figura simples e aparentemente frágil se transforma quando ela fala. Voz radiofônica – é jornalista com militância no rádio -, ganha densidade com um discurso bem articulado, com início, meio e fim, que mostra um traquejo raro na capacidade de ordenar as frases, que fluem sem dificuldade. E cada uma delas emite uma informação, principalmente números inteiros e percentuais, dados estatísticos, enfim, elementos que dão consistência e veracidade ao discurso e ajudam a compreendê-lo. Essas marcas tornam Eliziane Gama uma candidata diferenciada e difícil de ser enfrentada, principalmente em debates.

Pelo menos até aqui, todos os “sintomas” indicam que a candidata do PPS será o grande adversário do prefeito Edivaldo Jr.

Além das suas qualificações, ela superou o risco do isolamento político-partidário e conseguiu formar uma aliança que poderá lhe dar muita densidade eleitoral. Entre os seus aliados o clima é de entusiasmo, dominados que estão pela crença de que ela irá para o segundo turno, quando então, acreditam, terá as condições para reunir todos os a oportunidade de unir as forças políticas cujos candidatos tenham sido eliminados na primeira volta.

Muitos acreditam piamente que seu adversário será o prefeito Edivaldo Jr., embora outros apostem na passagem de Wellington do Curso (PP).

(…)

Eliziane Gama sabe que a corrida para a Prefeitura de São Luís será muito dura, com obstáculos os mais diversos. O maior deles é exatamente o prefeito Edivaldo Jr., que tem com ele a militância ativa e incansável do PDT, está no comando de um governo em andamento – sem muito brilho, mas também sem mácula – e vem transformando parte da sua rejeição em votos a favor. Outro obstáculo, com menor poder ofensivo, mas com um enorme potencial de crescimento, é o candidato do PP, Wellington do Curso, que vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que ela vá para o segundo turno.

Os outros são mais facilmente superáveis, mas mesmo assim são adversários que não venderão barato o seu espaço.

A candidata do PPS tem um trunfo: uma vontade férrea de chegar lá.

Que pode fazer a diferença durante a campanha…

Ribamar Correa é editor do blog Reporter Tempo
*Texto reproduzido com edição do blog

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. A estratégia é tirar o Wellington do Curso do pário, enchendo as bolas dos dois outros candidatos. Mais está difícil Wellington do Curso é o novo novo da politica velha, só esperamos que ele não seja mais um novo que aderiu as velhas práticas da politica. Esta avaliação deverá ser feita, daqui a 4 anos, quando o circulo foi novamente avaliado nas urna, como esta agora acontecendo com o atual prefeito, que cerca áreas para construção de praça no final do mandado, mesmas praticas feita por João Castelo.

  2. Ela tem um discurso bom, uma oratória muito boa, como aprensentado no texto. Porém, existe uma contradição em tudo que ela faz, ela não cumpre rispidamente o papel de uma gestora que São Luis precisa. Desculpa, mas ela não tem “peito” pra encarar a gestão da cidade.

  3. Eliziane não demonstra nada. ela é totalmente despreparada para ser prefeita!

  4. A Eliziane e José Joaquim ainda vão surpreender muita gente, principalmente os eleitores mais exigentes que procuram sempre o quesito trabalho e integridade, aliás eu acho que esse quesito a integridade pode ser o determinante nessa eleição !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *