0

Dr. Gutemberg Araújo: a importância da representação médica na Câmara de São Luís…

Gutemberg: ações na área de Saúde

Gutemberg: ações na área de Saúde

Médico de formação, professor universitário – e também casado com uma médica Dra Kika – o vereador Dr. Gutemberg Araújo tem marcado sua atuação em seus dois mandatos parlamentares por uma forte defesa da categoria da qual faz parte.

De fato, suas ações demonstram a sensibilidade de quem entende a importância de uma Medicina de qualidade; uma boa educação em saúde e a valorização de um profissional indispensável para uma vida com qualidade.

É do vereador, por exemplo, a iniciativa da Audiência Pública que teve como tema “Planos de Cargos e Salários e piso FENAM para a Classe Médica”, à qual se fizeram presentes diversas autoridades do governo Estadual e do governo Municipal ligadas à área da saúde, médicos e acadêmicos de medicina, num auditório lotado.

Aqui em São Luís, a luta é encabeçada pelo Conselho Estadual de Medicina, Associação Médica do Maranhão e Sindicato dos Médicos, além de outras entidades representantes da classe. Assumindo o vereador o papel de instrumento que leva as aspirações da população à quem tem o poder de resolução.

Na audiência, vereador Dr. Gutemberg Araújo afirmou ser inaceitável uma categoria tão importante como a médica, composta de 400 mil profissionais, não ter uma carreira profissional que contemple um piso salarial, mobilidade, ascensão social e estímulo à qualificação, permitindo não apenas dedicação exclusiva, como também o aperfeiçoamento continuado, gerando benefícios à população.

O vereador Dr. Gutemberg encaminhou ao Executivo Municipal solicitação de implantação da Carreira de Médico, inclusive anexado modelos já utilizados em outras cidades como Fortaleza e Natal.

Também é de Dr. Gutemberg Araújo o Projeto de Lei que reduziu o ISS em 50% para os profissionais da área da saúde, aguardando apenas a regulamentação do Prefeito, e a Lei que instituiu em São Luís o Setembro Verde, mês dedicado à reflexão e ações que objetivam o despertar para importância da doação de órgãos.

Dr. Gutemberg Araújo, na condição de médico e parlamentar, defende que o país – e o Município, por consequência –  precisa garantir condições para o desenvolvimento da atividade médica, como salário digno, estabilidade e aposentadoria condizente.

Todas estas ações refletirão no atendimento médico qualificado e humanizado para toda a nossa população.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *