9

“Tio Fábio é 15”, diz garoto sensação da propaganda política…

Menino de aproximadamente oito anos, que cita o nome do candidato do PMDB em um português ininteligível, virou meme na internet e é o único case de repercussão em uma campanha que se desenrola sem graça no horário eleitoral

 

O garoto sucesso no horário eleitoral; "tio Fábio éé 15!!!"...

O garoto sucesso no horário eleitoral: “tio Fábio éé quiinze!!!”…

 

No modorrento horário eleitoral ora em vigor no rádio e na TV maranhenses, um menino de aproximadamente 8 anos, da região do Lira, no Centro, acabou virando o principal destaque.

– Tiiio Fábiioo é 15!! – grita o garotinho, ao final de cada programa do candidato do PMDB, vereador Fábio Câmara.

Nos primeiros programas, era quase impossível entender o que dizia a criança; mesmo assim, virou febre entre os telespectadores.

– A direção da campanha decidiu tirar e colocar outros garotos, mas recebi centenas de pedidos para que ele voltasse. E passei a ouvir nas ruas por onde passava o bordão “tio Fábio ééé quiiinze!!! – conta, bem humorado, o próprio Fábio Câmara. (Veja abaixo um dos vídeos com o bordão)

Um dos aspectos da propaganda eleitoral é fazer com que suas esquetes, bordões e provocações caiam na boca do povo, grudem como chiclete; é assim que se consegue chamar atenção de um cidadão cada vez mais descrente.

Exemplos recentes de “chiclete” nas campanhas eleitorais, é o Tema é “12, é 12, é 12, é 12…”, repetido a exaustão durante a campanha do então candidato Jackson Lago (PDT), dando-lhe a vitória sobre a então senadora Roseana Sarney (PMDB), na campanha de 2006.

Outro que colou como chiclete foi o bordão “Só a luta muda a vida”, usado nas campanhas do PSTU desde a sua fundação, em 1994.

Esquetes como estas são como os memes de internet, que precisam “viralizar” para fazer sucesso.

– O bom é ouvir esse bordão por onde eu passo – agradece Fábio Câmara, que espera ver os louros se transformar em votos.

Tem menos de 30 dias para virar febre…

Marco Aurélio D'Eça

9 Comments

  1. O legal é que com certeza nada disso foi planejado mas tá dando muito certo.

  2. Juro que hoje pela manhã amanheci com “Tio Fábio é 15” na cabeça kkkkk

  3. É 12, É 12 ,é 12………. É 12.
    O IML encontrou 12 mortais hematomas no corpo do compositor popular que criou o mote da campanha de Jakson Lago e que foi assassinado de forma covarde justamente pela polícia de Jakson Lago.
    É DOZEEEEEEEEEEEEEE…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *