Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Escutec mostra polarização entre Edivaldo e Wellington…

Prefeito conseguiu reduzir drasticamente a rejeição, e mantém cerca de 11 pontos sobre o adversário do PP; Eliziane confirma tendência de queda, agora restando apenas 20 dias de propaganda na TV

 

Os números da pesquisa Escutec divulgados neste sábado pelo jornal O EstadoMaranhão consolidam duas situações em relação aos candidatos:

1 – O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) reduziu drasticamente a rejeição, agora para algo em torno de 25%, já quase nos mesmos níveis da de Eliziane Gama (PPS).

2 – Eliziane reflete intenso desgaste das primeiras três semanas de campanha, e perde considerável terreno para Wellington do Curso (PP), agora consolidado em segundo lugar.

De acordo com a pesquisa, Edivaldo tem hoje 33,5% das intenções de votos, exatos 11,2 pontos percentuais à frente de Wellington, que aparece com 22,3%, na segunda colocação.

Eliziane agora registra 15, 8% de intenção de votos, ou 6,5 pontos percentuais atrás do segundo colocado.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, pode-se dizer que Wellington supera em apenas 0,5 pontos percentuais a condição de empate técnico com Eliziane Gama.

Rejeição

Outro ponto fundamental da pesquisa Escutec é a questão da rejeição.

Enquanto Edivaldo reduziu drasticamente seus índices nas últimas semanas, registrando agora 25,9%, Eliziane tem desgaste acentuado, registrando, agora, 21,3% de eleitores que declaram não votar nela de jeito nenhum.

Wellington do Curso tem rejeição de apenas 8,8%, o que lhe dá condições de brigar fortemente com Edivaldo em um eventual segundo turno.

Segundo Turno

Uma eventual disputa de segundo turno Edivaldo Júnior e Wellington do Curso – o cenário mais provável – a situação é de rigoroso empate técnico, com o candidato do PDT registrando 42% e o pepista aparecendo com 40%.

Detalhe: Wellington está em viés de alta, o que pode ser fundamental neste aspecto.

Em todos os cenários de segundo turno, Eliziane perderia para os dois principais adversários…

A pesquisa Escutec ouviu 800 eleitores, entre os dias 7 e 9 de setembro. Foi registrada no TSE sob o número de protocolo MA-00724/2016.
Sair da versão mobile