1

Mirinzal ganha de São Luís em eficiência no Maranhão, revelou DataFolha…

O ranking da Folha e o destaque para Mirinzal

O ranking da Folha e o destaque para Mirinzal

A Folha de São Paulo e o Instituto Data Folha lançaram uma plataforma de pesquisa Ranking de Eficiência dos Municípios, e mostrou Mirinzal em 20° lugar dentre as cidades maranhenses, bem à frente da capital São Luís.

O ranking retrata a eficiência na aplicação dos recursos nas áreas básicas como saúde, educação e saneamento. O objetivo é avaliar todas as prefeituras do Brasil, utilizando o menor volume de recursos financeiros.

A cidade tem ganho destaque na região do litoral ocidental maranhense devido a empregabilidade da gestão nos recursos públicos e planejamento.

É notório o trabalho de reestruturação que se reflete na sede e nos povoados, por conta dos trabalhos desenvolvido por lá.

As obras são significativas e de interesse da maioria da população, a exemplo da construção de escolas e postos de saúde, pagamentos salariais em dia, reformas e ampliações com destaque na reconstrução do Hospital Municipal Nossa Senhora da Vitoria e a construção do Campos Avançado do IFMA.

Para calcular a eficiência são levados em conta os indicadores de saúde, educação e saneamento em 5.281 municípios.

Numa escala de 0 a 1, só 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes.

Além da capital maranhense, outras 69 cidades do estado também aparecem com o indicador abaixo deste patamar, caracterizadas como cidades com “pouca eficiência”.

Em crise, os municípios espelham também alguns dos principais desafios do país, como o crescimento do gasto público, a dependência de verbas federais, a perda da dinâmica da indústria e a ascensão do agronegócio.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Visite o município pra ver as obras inacabadas, inclusive a reforma do hospital, praça e duas escolas superfaturada que o dinheiro tomou doril, esse prefeito com o irmão já eram pra estarem presos em Pedrinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *