7

A influência dos debates…

Programas já fizeram cenário mudar nos dias que antecederam eleições passadas; e têm poder até para definir o resultado de uma eleição

 

indecisosOs candidatos entraram ontem naquilo convencionalmente chamado de reta final das campanhas eleitorais, com o início dos debates em emissoras de televisão.

E são esses debates – o primeiro, ontem, na TV Guará, outro, dia 26, na TV Difusora, e o GranFinale, dia 29, na TV Mirante – que formam o principal fator de influência na definição e consolidação do voto do eleitor.

São numerosos os exemplos de debates, em todo o país, que praticamente definiram uma eleição.

Esses programas têm o poder de influenciar enormemente o voto do eleitorado indeciso – e até mudar o voto de quem já tinha candidato escolhido.

Foi no debate da TV Mirante, por exemplo, que, em 2008, o então candidato a prefeito Flávio Dino (PCdoB), acabou por perder a eleição para o tucano João Castelo (PSDB), ao passar uma dose de arrogância que foi mal vista pelo eleitor.

Na mesma Mirante, em 2012, a até então apagada candidata do PPS, Eliziane Gama, conseguiu emparedar os demais candidatos e chegou a subir oito pontos entre quinta-feira e o dia da eleição, superando vários adversários e alcançando o terceiro lugar, chegando com poder à mesa de negociações.

São apenas exemplos da importância dos debates no cronograma eleitoral, sobretudo em uma eleição que se mostra distante do interesse do eleitorado. E não basta apenas ir para ser reconhecido pelo eleitor.

É preciso mostrar preparo, sem ser arrogante, e educação, sem ser submisso.

O eleitor saberá avaliar essas características…

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Ontem, pra mim, ficou ainda mais claro que o mais preparado é Edivaldo Holanda. Aquele Wellington vou te contar, o cara nao sebe nem se expressar. Fiasco total.

  2. Pelo que vi ontem na Guará, Welligton deve cair e muito, Braide faltou matar ele. ashuahaush

  3. Agora que é ahora de ver quem realmente tem peito pra segurar a prefeitura de são luis. É ataque de todo lado! haha

  4. Importante é ter propostas realistas para nossa cidade e nada de colocar vlt em litoranea , em br. Gente, alguns candidatos esse ano devem acabar indo para o Nina Rodrigues, porque estão lunáticos.

  5. É hora de mudar a lei eleitoral e tornar as campanhas dos candidatos aos executivo no rádio e na televisão apenas em debates, assim o eleitor tem mais condições de melhor avaliar a desenvoltura daqueles que se apresentam como candidatos.
    É um desserviço ao eleitor permitir que candidatos se utilize do horário eleitoral para apresentar informações que nada dizem sobre a realidade, fato que ocorre nessa campanha, onde o atual gestor faz uma campanha apresentando para a população uma cidade que só existe no imaginários do prefeito e daqueles orbitam ao ser redor.
    Lamentavelmente o trabalho não me deixou assistir ao debate do dia de ontem, porem vou me acercar do que houve e fazer de tudo para não deixar de assistir aos próximos e fazer uma melhor avaliação dos nossos candidatos e escolher dentre eles aquele que melhores argumentos e propostas apresente.
    Estou cansado de assistir tantas inverdades no horário eleitoral, chego até desligar a televisão para não ficar assistindo as mentiras do candidato que tem o maior tempo de propaganda – CHEGA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *