19

Prefeitura engana população e libera ônibus velho na licitação do transporte…

exclusivoConsórcio Upaon-Açu não conseguiu comprar veículos novos – como exige o edital – e está usando, com a leniência da SMTT, carros da empresa Primor, sem ar-condicionado, e que já estavam desativados

 

O ônibus na garagem da Primor, já desativado para uso em São Luís

O ônibus na garagem da Primor, já desativado para uso em São Luís…

Observe este ônibus da imagem acima, focando em dois detalhes: a placa e o número do código que identifica a empresa. Trata-se do veículo de placas NHP-1783, com código de circulação 36-086. 36 é o código da empresa Primor na capita maranhense.

Este ônibus já estava desativado pela empresa por não atender às exigências da licitação do transporte em São Luís, que pede veículos novos e com ar-condicionado.

O mesmo ônibus, já com o código da São Benedito, rodando na linha Circular...

O mesmo ônibus, já com o código da São Benedito, rodando na linha Circular…

Agora observe o mesmo ônibus rodando em São Luís – na linha Circular – com a mesma placa NHP-1783, mas com código de circulação diferente, agora 68-064. Este 68 identifica em São Luís a empresa São Benedito.

A São Benedito foi desclassificada na licitação por usar apenas ônibus antigos, mas  foi encaixada – também com anuência da prefeitura – no Consórcio Uapon-Açu, que ganhou o lote 3 da mesma licitação.

E o mesmo ônibus rodadno como "Expresso" integrando a Frota do Consórcio Upaon Açu, como se fosse novo

E o mesmo ônibus rodando como “Expresso” integrando a Frota do Consórcio Upaon Açu, como se fosse novo

Por último, veja o mesmo ônibus, com a mesma placa NHP-1783, já circulando com o código 300.754. Este é o código do consórcio Uapon-Açu. Ou seja, o ônibus velho, que era da Primor, passou a pertencer a São Benedito, que entrou no Consórcio Uapon-Açu mesmo desclassificada na licitação, e incluiu o veículo entre os do consórcio.

O ônibus não atende às especificações da licitação, que exige para rodar pelo novo consórcio apenas ônibus novos e com ar-condicionado.

O consórcio teria que entregar 241 ônibus com ar-condicionado desde o dia 8 de setembro. Não entregou.

Também teria que entregar cinco ônibus articulados no dia 1º de outubro. Também não entregou.

A Prefeitura de São Luís está, portanto, enganando a população de São Luís, utilizando ônibus velhos como se fossem novos, mesmo após a licitação no transporte.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

19 Comments

  1. Pessoal. Pra entender-mos yemos que ver as regras so edital de licitaçao quanto a prazos para entrga de onibus novos. Sabemos que nao acontece do dia para noite. E esta acontecendo sim de a sao benedito estar no consorcio upaon açu. Dizem que ela esta prestando serviço ao consorcio. digo isso pois tenho familiar que trabalha na empresa. O consorcio que mais distribuiu onibus novo nas ruas foi o da primor isso é nitido e o que mais tem onibus velho é o upaon açu. Basta sair nas ruas para perceber isso.

  2. Segundo o EDITAL, podem rodar ônibus articulados com a idade de até 12 anos e ônibus normal até 10 anos isso individualmente, não podendo a média da frota da empresa/consórcio ultrapassar os 5 anos, esse ônibus pela placa foi fabricado em 2008, ou seja, está de acordo, resta saber se a frota dessa empresa/consórcio está com a idade média de 5 anos, se tiver, não há problema algum.

  3. Marco. Denuncio que os ônibus da empresa 1001 de carroceria mascaremos 2009 estão precários. Flagrei domingo o ônibus 43234 da linha vila lobão que nem sequer funcionou o elevador e o motorista desceu para carregar o cadeirante com ajuda do cobrador. Uma vergonha isso em nossa cidade.

  4. Nao vi em momento nenhum a prefeitura dizer que os onibus sao novos..
    O percentual eh apenas de 20%, nao tente distorcer as coisas.
    E eh mentira o fato det tee. ter que entregar ateh o dia 1 de outubro. O contrato foi assinado em setembro e soh a partir dai conta os 90 dias pra adequaçao.
    E nesse prazo, o consorcio soj precisa trazer 50 veiculos novos.

    • Mas o prefeito faz a propragando dizendo que só ônibus novo pode entra no sistema e o que não é verrdade.

  5. Não é novidade que se conseguir a reeleição Edivaldo não concluirá o governo, pois será candidato ao senado ou a deputado federal que espero que não consiga nem uma coisa nem outra

  6. Quais seriam as suas ações como possível futuro derrotado secretário de comunicação do governo de pinóquio?

  7. Vocês são uns babacas bando de puxa sacos dos infernos, esse prefeito tá enganando a todos menos s min por não votar nele, depois ele vai tirar todos esses ônibus novos e devolver pra empresa, ai eu quero ver a caras de vocês bando de babacas, quando ele perder nas urnas vai mandar parar toda esses coisinhas que tá mandando fazer, tenho raiva desses bando de porcos.

  8. Oh Deça, pára com isso, filho! É feio. Honra teu diploma, querido. Ta cheio de busao novo na rua (com ar condicionado) pra quem quiser ver – e usar.

  9. Verdade Jéssica! Quanto aos ônibus, esse remanejamento é só mais uma forma de maquiar e dibrar a licitação, se agora já estão fazendo isso, imagine depois da eleição, os ônibus velhos retornaram e o aumento de passagem vai ser só o menor dos problemas.

  10. Desculpa! Mas como vc é mal informado! Todos os consorcios ganhadores da licitacao compraram carros novos, inclusive o upaon açú. E os carros ja chegaram e continuam chegando assim cm os de outros consorcios, e se vc quer saber o consorcio q mais comprou carro novo foi esse, e na verdade o primeiro articulado q chegou a slz depois da licitacao foi o da empresa Viper q faz parte do referido consorcio. E a empresa Sao Benedito nao faz parte do msm consorcio, na verdade ela perdeu a licitação e esta saindo do sistema. Procure ter o minimo de veracidade nas suas palavras ou vai ter q responder por inverdades pagas q seu blog publica.. Cuidado com oq inventa meu caro “jornalista”

    Resp.: É, sua tola, deve ter sido eu mesmo quem pintou essse ônibus aí e saí distribuindo nas empresas. Não seja idiota, minha filha…

    • Eu moro na área do lote IV e posso afirmar com propriedade: foi o lote que menos adiquiriu ônibus novos até agora. A Ratrans e a Primor saíram na frente e jogaram a São Benedito e seus carros velhos pra cá. E tem mais: suspeito que a Aroeiras adiquiriu ônibus usados após a assinatura dos contratos, o que é proibido. Mas, como a SMTT é amiga das empresas que ganharam, vai dar em nada como sempre.

      • Pra falar a verdade, não sei se é proibido entrar ônibus usados no sistema. O problema é que Edivaldo tem dito que só ônibus com ar condicionado entram no sistema, e não é o que vem acontecendo.

  11. Como vc é mal desenformado meu caro!
    Quanto custa uma materia como essas?!

    Resp.: Talvez você saiba melhor os preços das coisas, quando se vende por aí..

  12. Marco a prefeitura fez recentemente o mesmo com os ônibus que integram a linha 060-São bernardo / João de Deus, que comumente sempre é contemplada com ônibus velhos que são remanejados. Basta conferir.

  13. Esta enganando o leitor na questao de quem vai administra sao luis. Aqui no anjo da guarda o povo ja ta sabendo q julio pinheiro q vai assumir em 2 anos os proprio pessoal proximo a ele estao falando voto no julio pois ele q vai ser o prefeito em 2018 . Edivaldo tem q ser verdadeiro fala se vai deixa o comunista no poder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *