5

Juscelino Filho defende Vaquejada…

jusO deputado federal, Juscelino Filho (DEM-MA) se manifestou, no plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira (18), em prol da prática da Vaquejada no Brasil. A manifestação do parlamentar se deu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do dia 06/10/2016, por 6 votos a 5, onde os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Juscelino criticou a decisão do órgão.

“Manifesto meu repúdio sobre a decisão do STF. A Vaquejada é cultura, esporte, lazer…. Ela está no sangue do nordestino e a proibição sim, é uma agressão. A prática movimenta os setores de turismo e a economia de centenas de municípios do país, gera mais de 600 mil empregos indiretamente e mais de 200 mil diretamente. Os maus tratos a que muitos se manifestam, não é real. Os animais são protegidos, têm boa alimentação e cuidados. Os verdadeiros maus tratos estão acontecendo coma as famílias que dependem da Vaquejada para viver. No caso, a regulamentação então, também precisa ser considerada”, destacou Juscelino Filho.

A Vaquejada, realizada oficialmente pela primeira vez em 1874 no Ceará, é uma tradição que vem de geração em geração há centenas de anos, onde os vaqueiros iam juntando o gado e quando algum animal, mais selvagem, se afastava muito, ele tentava derrubá-lo pela cauda, para depois juntá-lo ao grupo. Na sociedade atual, além de mantenedor da cultura de diversas regiões do país, é a mola propulsora da economia de muitos estados no Nordeste.

A Vaquejada está contida como patrimônio cultural nordestino e traz em suas raízes, a tradição através do esporte, a criação de empregos diretos e indiretos e o sustento de milhares de famílias.

O parlamentar encerrou convidando a todos para a grande manifestação a favor da Vaquejada, que será realizada em Brasília, no próximo dia 25 de outubro.

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Assim como o ser humano pode e tem direito de participar de esportes os animais tambem podem e tem direito de participar ,assim como o ser humano o animal tambem tem que participar ambos com segurança ,agora tambem o que não pode e nem deve é o ser humano ser morto matado assim como o animal tambem não e é só o que aconteçe não só com o boi mais com o frango,o peixe ,o porco o bode e etc.Agora será que essas pessoas quese diz defensores dos animais querem o bem dos animais mesmo?ao meu ver essas pessoas são um bando de infelizes que querem acabarem com a felicidade dos outros.O boi já é um animal assustado por si só não é só nas vaquejadas é tambem nos caminhões boiadeiros ,nos leilões e nos frigorificos ou matadouros que lá eles para morrer sem chance para se levantar ,enquanto na vaquejada o boi cai em uma cama de areia dem forrada a saúde do animal é incoparavel eles tem mais resistências e muito mais do que nós humanos tanto que vc não ver animais em filas de hospitais,e agora os bois nas vaquejadas usam protetores de calda fora banho e comidas balançeadas para garantir o bem estar animal e olha que existe muitos seres humanos que ta longe de ter esse privilégio ,existe tantos animais soltos nas ruas e estradas do brasil e essas pessoas que se diz defensores dos animais não tomam providências nenhuma para levar esses animais para suas casas ou propriedades ,aqui no nordeste se não for um criador vaqueiro que pega e cuida os animais morrem de fome cede.agora concordo de existir mais fiscalizações e todas as vaquejadas seguirem as regras da ABVAQ(associação btasileira de vaquejada),que ai sim teremos vaquejadas legais mais acabar ou proibir não.vão terminar acabando com o Brasil porque vai ter que acabar varias outras coisa piores do que a vaquejada apesar de que nas vaquejadas não existir nada de ruim.Pelo alcontrario nas vaquejadas existe empregos ,rendas ,familias ,boas amizades ,confraternização ,alegria ,doações e respeito com os animais e isso sim é que verdadeiramente essas pessoas que se diz defenssores dos animais querem acabarem.Mais não vão conseguir os vaqueiros e as vaquejadas são protegidos pelo nosso SENHOR JESUS CRISTO ,pela SANTA VIRGEM MARIA e NOSSA SENHORA APARECIDA que não vão deixar acabarem com o nosso esporte ,cultura e tradição que corre nas veias do nordestino um povo heroi ,sofredor e valente.

  2. Vão tomar no cú de vcs bando de infelizes que não gostam de ver a felicidade dos outros a vaquejada é a unica manifestação popular ,cultural e esportiva que cuida realmente dos animais as outras faz é matar logo para encher o rabo de vcs vão provurar se informar ou ver as coisas para depois falar essas merdas de vcs se não gosta não vai porra

  3. Deveriam pegar todos esses politicos e colocar pra correr no lugar dos bois. Esse aprendiz de corrupto, deveria se envergonhar, por causa de meia duzia de votos ele quer que maltrate os animais. Imbecil!

  4. As vaquejadas têm perfeita semelhança com a escravatura de indefesos negros, que foi abolida em feliz hora. Identifica-se tambem com a carnificina praticada no absurdo UFC. Todos contra o rodeio (ufc ao boi) e contra a carnificina (ufc ao homem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *