0

Júnior Verde quer formação de Consórcio para o Anel da Soja…

Verde durante a audiência em Balsas

Verde durante a audiência em Balsas

Membro titular da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júnior Verde solicitou a formação de um Consórcio de Prefeitos que são diretamente ligados ao Anel da Soja, no Sul do Estado. A sugestão foi apresentada sexta-feira (10), durante audiência pública para tratar do Complexo do Anel da Soja, na Câmara  Municipal de Balsas.

O evento, proposto pelo deputado Adriano Sarney, contou com a participação de representantes do setor agrícola e autoridades políticas dos municípios da região. 

O deputado expôs um mapa com o percurso da obra do Anel da Soja, iniciada no Governo Roseana Sarney, com o objetivo de integrar um conjunto de rodovias estaduais (MA-006, MA-007, MA-132 e MA-140) de importância estratégica para o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão.

O empreendimento visa incrementar a logística, facilitando o escoamento da produção pelo Porto do Itaqui e contempla mais de 600 quilômetros de estradas, somando investimento de mais de R$ 600 milhões.

A obra beneficiaria diretamente os municípios de Balsas, Riachão, Carolina, Tasso Fragoso e Alto Parnaíba.

“A MA-006 está completamente esburacada e o serviço de tapa buraco que esta sendo executado só está acontecendo por conta de uma decisão judicial que obrigou o Estado a recuperar o trecho sob pena de multa diária”, reclamou Adriano.

O presidente da Associação de Soja e Milho, Isaías, fez um apelo a todos os produtores em busca de um esforço conjunto para resolver a questão do transporte.

“É preciso que nós, agricultores, juntamente com a classe política, façamos um movimento de mobilização para então cobrarmos nossos direitos junto as autoridades competentes”, solicitou.

Encaminhamentos

No final da audiência, o grupo de trabalho apontou encaminhamentos objetivando o andamento da obra do Anel da Soja. Sobre um documento enviado à Secretaria de Infraestrutura do Maranhão (Sinfra) pelo Sindbalsas, será formada uma comissão para buscar soluções junto ao secretário.

A comissão se reunirá ainda com o coordenador da bancada federal maranhense e com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para discutir e trocar experiências sobre alternativas de desenvolvimento sustentável no Maranhão; e deverá ser formado um Consórcio de Prefeitos que são diretamente ligados ao Anel da Soja.

“A participação de todos nessa audiência foi essencial para o sucesso da reunião. Saímos daqui com encaminhamentos importantes e acompanharemos todas as ações propostas. Precisamos dar nossa colaboração em prol do setor produtivo maranhense, e essa região tem um potencial imenso”, finalizou Júnior Verde.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *