1

Assembleia institui “Medalha Negro Cosme” de igualdade de direitos…

Zé Inácio é o autor da proposta

Zé Inácio é o autor da proposta

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou na manhã desta quarta-feira,16, o Projeto de Resolução Legislativa – de autoria do deputado Zé Inácio – que cria a Medalha ‘Negro Cosme’.

A medalha é destinada a homenagear as pessoas e entidades que, reconhecidamente, prestem ou tenham prestado relevantes trabalhos em prol da igualdade de direitos, sobretudo na luta em defesa do povo negro do Maranhão.

– Parabenizo a Assembleia Legislativa pela aprovação deste Projeto, sobretudo porque estamos na Semana da Consciência Negra e é fundamental homenagear os heróis e as heroínas que foram e são importantes para a defesa do povo negro e da igualdade racial – declarou Zé Inácio.

Negro Cosme, conhecido também como Imperador da Liberdade, foi condenado por liderar uma das mais importantes lutas pela resistência do povo negro no Maranhão e no Brasil: a Balaiada.

Enforcado em Itapecuru Mirim, no ano de 1842, transformou-se em símbolo de luta pela igualdade de direitos e contra a escravidão no país.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Não temos que ter dias de consciência negra, branca ou amarela… Temos que ter é consciência social sem viés ideológico, sem interferências de grupos oportunistas. O que temos que ter mesmo, é consciência humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *