3

Bumba-meu-boi é homenageado em Brasília e Flávio Dino sequer manda representante…

Para o deputado federal Hildo Rocha, ausência do governo na solenidade mostra o desprezo do governo maranhense ás manifestações culturais do estado

 

Hildo Rocha e outros parlamentares em meio aos brincantes

Hildo Rocha e outros parlamentares em meio aos brincantes

A Câmara Federal realizou sessão solene,  na última segunda-feira, 28, em homenagem ao Bumba boi do Maranhão, expressão cultural característica do estado.

A homenagem foi proposta pelo deputado federal Hildo Rocha (PMDB), que comandou a sessão. Apesar de convidado, o governo maranhense sequer encaminhou representante ao evento.

– O governo do Maranhão não valoriza o Bumba-meu-boi. Isso explica a ausência de representantes do executivo estadual nesta solenidade – destacou Rocha.

Patrimônio Cultural do Brasil

O deputado enfatizou que em agosto de 2011 o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil.

Rocha lembrou que a aprovação contou com o empenho da então governadora Roseana Sarney que sempre prestigiou ajudou e apoiou essa manifestação cultural de grande relevância para o povo brasileiro.

– Ao fim de todo o processo que culminou no reconhecimento do Bumba-meu-boi do Maranhão, como Patrimônio Cultural do Brasil, nós fizemos uma grande festa para comemorar a conquista – destacou.

Durante a sessão da Câmara, houve apresentação de grupos de Bumba-meu-boi, que encantaram os parlamentares presentes.

– O Bumba Meu Boi deve ser conhecido em todo o País como um fator importante de identidade nacional, como referência permanente da cultura e do povo brasileiro – destacou Hildo Rocha.

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. E COMUNISTA GOSTA DE CULTURA? COMUNISTA SÓ QUER MAMATA E BEBER GORÓ.

  2. NA VERDADE, É UM PEQUENO GRUPO VESTIDO DE BRINCANTES DE BUMBA -MEU- BOI PAGO PELO PUXA-SACO DOS SARNEY, HILDO ROCHA, DEPUTADO DE UM MANDATO SÓ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *