6

Crimes de políticos; crimes de juízes…

Quando detentores de mandatos vão para a cadeia por crimes de corrupção e membros do Judiciário e do Ministério Público são “punidos” com aposentadoria pelos mesmos crimes, algo precisa ser mudado na sociedade

 

Punição a juízes corruptos tem levado a eternas férias pagas pelo contribuinte

Punição a juízes corruptos tem levado a eternas férias pagas pelo contribuinte

Editorial

Desde 2003, quando foi criado,  o Conselho Nacional de Justiça condenou nada menos que 46 magistrados em todo o país, dentre eles, nove maranhenses.

A maior pena aplicada pelo CNJ foi a aposentadoria compulsória, a partir da qual o magistrado – mesmo em crime de corrupção, como venda de sentença ou parcialidade – passa a receber a integralidade de seu salário sem trabalhar. (Leia aqui)

Nenhum dos condenados pelo CNJ teve processo na justiça comum ou chegou a cumprir pena.

Neste mesmo período, pelo menos 100 políticos sofreram condenações na Justiça, foram presos e perderam seus cargos e seus salários em governos, no senado ou na Câmara Federal.

Ilustração mostra que, apesar dos pesares, políticos ainda vão para trás das grades, ao contrário de juízes e procuradores pegos na mesma situação

Apesar dos pesares, políticos vão para trás das grades, ao contrário de juízes e procuradores pegos na mesma situação

Na lista estão nomes como o ex-ministro José Dirceu, condenado e preso no caso do Mensalão e na lava Jato, os governadores Ivo Cassol, de Rondônia; Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; o presidente da Câmara Federal, João Paulo Cunha, e dezenas de ministros, deputados, prefeitos e vereadores. (Veja aqui uma das listas e condenados)

Neste mesmo período, procuradores e promotores também foram acusados de corrupção e outros crimes comuns – agressões a companheira, invasão de terras, assédio moral e sexual.

Julgados pelo Conselho nacional do Ministério Público, nenhum foi pra cadeia ou cumpriu qualquer tipo de pena. Suspensão do trabalho é a pena mais comum no CNMP. (Saiba mais aqui)

Há uma diferença clara entre cidadãos brasileiros quando se compara os privilégios de juízes, promotores e procuradores e o cidadão comum.

E quando até políticos perdem na comparação de tratamento para os mesmos crimes, alguma coisa está errada.

E é exatamente isto que precisa ser mudado.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. Caros amigos,
    Não sou político não. Porém, sejamos sensatos. Vamos aos debates sem paixões. Preliminarmente, sou fã da magistratura e MP, porém, fala abaixo de uma minoria, mas que compromete os bons profissionais.

    Primeiro, ainda que existam muitos maus políticos, e ainda que a intenção de alguns seja de interesses pessoais, os magistrados, incluindo Seu Dr. Sergio Moro e o MP na verdade, os maiores corporativistas do Brasil só perdendo para a imprensa), não estão também pensando na sociedade. E, um agravante, estão preparando o país para uma DITADURA JUDICIÁRIA. A pior das espécies, por que são mais frios, covardes da caneta e simulados e dissimulados.

    Dois, estão colocando o nosso gado ou povo, como queiram, como massa de manobra política, o que é vedado pelos Códigos de Éticas da magistratura e MP. agora eu entendo o porquê de os magistrados serem impedidos rigorosamente pelas leis e códigos de ética.. Esses foram sábios, agora imaginem se eles conseguirem, o que, com o apoio do gado geral, acho bem provável, esse mesmo gado sofrerá muito.

    Três, faco uma sugestão ao Congresso Nacional e aos parlamentares em geral. será se vocês fizessem o mesmo com os magistrados, ou seja, tentar invadir a sua competência do Poder Judiciário, abalando as estruturas constitucionais, e colocasse o povo contra os corruptos juízes e Promotores, juntante com a mídia comprometida, e os colocasse dia e noite a relação de fatos de corrupção judiciária, será que eles iriam gostar. daí as agressões irresponsáveis e insanas de idiotas que se dizem ativistas, e não sabe que estão se tornando é uma casta de extremistas, de extremo perigo ao futuro desse ignorante país.

    Por fim, nenhuma classe profissional, política ou social deve ter superpoderes, salários ilegais e imorais frente ao teto constitucional, que eles sempre burlam, pergunto. isso também não seria um dissimulada corrupção. os políticos maus, podemos tirá-los nas eleições, é fácil, ou seria se não fosse a vida de gado. Agora e os maus juízes e promotores, como extirpá-los. E, por que, por exemplo os Policiais civis, incluindo Delegados, além de PM’s, incluindo Oficiais, que decidem no calor da ocorrência, respondem, inclusive abusivamente por este MP e Judiciário, por abuso de autoridade e demais leis, a exemplo de lei e tortura; e o Judiciário e MP que decidem nos frios e salutares gabinetes não poem responder a quase nada.

    Ora, os políticos corruptos deve sim ser penalizados rigorosamente, assim como os magistrados. Manada, vamos acordar, essa lei em nada prejudicará a Lava-Jatos.

    O que as associações e Juízes deveriam, e já demonstra corporativismo descarado, era falar a verdade, dizer que não querem perder, e querem sim ganhar mais poderes para abusos, inclusive dos maus juízes contra os próprios bons magistrados; e não enganar e usar o povo nesse momento de desespero da sociedade. Inclusive, podendo causar inclusive uma sangrenta revolta armada no Brasil.

    Finalizando mesmo, Por quê a OAB, mesmo tendo advogados humilhados por alguns magistrados, ate agora não se manifestou com solidez sobre esse Projeto de Lei?

  2. Um pequeno reparo: quando aposentados compulsoriamente, receberão subsídio proporcional ao tempo de serviço. Que não muda, claro, a natureza do absurdo. No mais, é isso aí mesmo.

  3. Marco inacreditável . Nesse momento os juízes estão protestando no STF. Nada demais. Mas eles estão protestando no horário de trabalho e RECEBERAM DIÁRIAS PARA VIAJAR . Só eu que acho isso um absurdo ?

    Resp.: Eu também acho. Mas tem gente na imprensa que acha lindo.

  4. Da forma como esse assunto tem sido tratado e jogado para opinião pública leva os incautos falsamente acreditarem que só existe uma operação combatendo a corrupção endêmica que reina no País, a “lava jato”.
    O corporativismo e a defesa dos privilégios de certos agentes públicos estão sendo defendido com unhas e dentes, chagando ao cúmulo de se fazer ameaça e afirmação absurda como: “…não vamos mais investigar…”.
    Não há o que se discutir mais sobre esses absurdos e faz muito bem o legislativo, ainda que tardiamente tomar a iniciativa de fazer lei para dá um basta nessa pouca vergonha, que são esses privilégios odiosos garantidos a umas poucas categorias de “SERVIDORES PÚBLICOS”.
    Parabéns ao Congresso Nocional e especialmente ao deputado Weverton Rocha, ao senador Renan Calheiros e todos que com espírito público apoiam essa causa.
    Numa sociedade que se diz democrática o império é a lei e não o gosto, a vontade e os caprichos pessoais de um poucos que se julgam acima da lai.

  5. Esse é um dos maiores absurdos do mundo, há muitos bandidos de toga que depois de fazer crimes e furtar com o poder da caneta, se são pegos, oque é raro, se aposentam com 30 mil reais por mês, Prêmio.

  6. Veja q isso é só a sanção administrativa. Para q pudesse haver outras sanções, restituição ao erário, perda do salário, etc, necessitaria q o ministério público ingressos se com as ações penais e de improbidade. Mas, claro, é difícil encontrar uma. O corporativismo fala mais alto. Q a lei seja bem vinda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *