1

Juscelino Filho garante campus do IFMA em Vitorino Freire…

Juscelino com os represenantes do Ifma

A construção de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma) no município de Vitorino Freire, foi garantida pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, em reunião nesta quarta-feira, 14.

Como destaca o deputado federal Juscelino Filho (DEM), a escolha por Vitorino foi natural e não pessoal, devido a posição geográfica.

– Essa é a realização de um sonho. Estamos investindo no campus e isso também vai alavancar todos os setores econômicos da região, assim como também será um ponto de partida para ingresso ao mercado de trabalho. Vitorino tem potencial, o que nos incentiva a buscar investimentos e assim, criar oportunidades pra nossa juventude e melhorar, em escala, a qualidade da vida do vitorinense – ressaltou Juscelino, que viabilizou o recurso para a construção através de uma emenda de sua autoria.

A unidade também atenderá municípios vizinhos como Olho D’água das Cunhãs, Brejo de Areia, Bom Lugar, Altamira do Maranhão, Marajá do Sena, Paulo Ramos, dentre outros.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, que também estava na reunião, demonstrou-se entusiasmado com a nova unidade. Ainda sem uma lista definitiva, que será decidida na próxima gestão, o Instituto já oferece alguns de nível tecnológico (licenciatura e bacharelado), como Alimentos, Gestão ambiental, Engenharia de alimentos, Zootecnia e Agronomia. Existem outros a nível técnico com foco nos recursos naturais da região e em gestão e negócios.

De acordo com o estudo de viabilidade, o município possui infraestrutura adequada e o local de construção do campus está em processo de definição. O estudo também destaca a potencialidade econômica de Vitorino Freire para o comércio, produção de carne, leite, arroz, mandioca, assim como para a aquicultura e extrativismo vegetal do babaçu, que também podem ser explorados, além dos inegáveis benefícios de interiorização do conhecimento.

O recurso da obra de um pouco mais de R$ 11 milhões, já está empenhado, e está marcado para o início do próximo ano o lançamento da Pedra Fundamental na cidade.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Acordem, a educação deixou de ser prioridade… Já esqueceram que os gastos com educação já foram contingenciados?
    O presidente que colocou a educação no centro das suas ações hoje é perseguido e chamado de “ladrão” por essa turma que acha normal destinar mais de 1/3 do orçamento, pasmem, R$ 1.722.000.000.000,00( um trilhão e setecentos e vinte e dois bilhões) para os especuladores e gente que nada produz e não está nem um pouco preocupado com os interesses, os destinos e o futoro da Nação Brasileira.
    http://www.orcamentofederal.gov.br/clientes/portalsof/portalsof/orcamentos-anuais/orcamento-2017/ploa/ploa-2017-orcamento-cidadao
    Até as eleições de 2018 vamos ter que aguentar políticos se aproveitando da boa fé das pessoas e vendendo para os incautos algo que sabidamente não vão poder entregar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *