Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Prédio alugado pela Funac nas Cajazeiras só começou a funcionar semana passada…

Apesar da Nota Oficial da Funac afirmar que a Delegacia do Menor Infrator funciona no local desde setembro de 2016, a informação é contestada por um dos escrivãs, que garante ter sido transferido no início de janeiro

 

DAI foi instalada às pressas, ainda em meio ás placas de identificação das obras de reforma

O governo Flávio Dino (PCdoB), por intermédio da Fundação da Criança e do Adolescente  (Funac), paga R$ 45 mil por mês, desde agosto de 2015, por um imóvel alugado na Rua das Cajazeiras que só começou a funcionar na semana passada.

No período, o contribuinte maranhense desembolsou R$ 720 mil por um prédio fechado e sem utilização prática.

O caso é igual a outro prédio alugado pela Funac, o da Aurora, que pertence ao também comunista Jean Carlos Oliveira, servidor do próprio governo. (Relembre aqui)

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, 12, a Funac garantiu que o imóvel está ocupado desde setembro de 2016 pela Delegacia do Adolescente Infrator, mas um escrivão ouvido pelo jornal O Estado garantiu que só na semana passada a DAI foi transferida para o local. 

Curiosamente, a data de mudança revelada pelo escrivão coincide com o início da polêmica em relação ao outro prédio alugado pela Funac, na Aurora.

Versão furada

Outra duas inconsistências podem ser percebidas claramente na nota da Funac.

A primeira diz respeito à data de início das “adequações internas dos espaços [do prédio]”. Segundo a nota, essas adequações começaram em março de 2016.

Aceitando-se esta versão como verdadeira, ainda assim significa afirmar que o governo pagou sete meses de aluguel para, só depois, começar a reformar o prédio.

Extrato do Portal de Transparência mostra pagamentos desde agosto de 2015

Além disso, a placa que ainda está no local diz que o prazo da reforma é de apenas 45 dias.

Isso gera duas perguntas:

1 – Se a obra começou em março de 2016 – e duraria 45 dias – por que a DAI só se mudou em setembro de 2016, seis meses depois?

2 – se a delegacia mudou-se desde setembro, por que, ainda hoje, a placa da reforma continua afixada no local?

Com a palavra o governo Flávio Dino…

Leia abaixo a íntegra da nota da Funac:

Sobre a locação de imóvel junto à empresa ‘Comércio de Gêneros Alimentícios Ltda’, a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), esclarece que:

1. O imóvel foi locado para abrigar o Centro Integrado de Justiça Juvenil (CIJJUV), na Rua das Cajazeiras. O Centro integra os órgãos Funac, Delegacia do Adolescente Infrator (Secretaria de Estado da Segurança Pública), Promotoria de Justiça Especializada, 2ª Vara da Infância e Juventude e Defensoria Pública do Maranhão, voltados para atender adolescentes em prática de ato infracional, conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

2. Coube à Funac a locação do prédio e as adaptações das áreas comuns, enquanto as áreas específicas ficaram sob responsabilidade de cada órgão. Estes iniciaram as adequações internas de seus espaços, entre os meses de março a setembro de 2016. Todas concluídas.

3. No Centro estão em funcionamento, desde setembro de 2016, o Núcleo de Atendimento Inicial (NAI) e a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

4. Ainda está em fase de construção a subestação de energia pela Cemar, para comportar o funcionamento dos órgãos integrantes do Centro. Concluída esta etapa, as demais instituições realizarão a mudança efetiva para o prédio.

Sair da versão mobile