2

Comissões da OAB-MA em forte atuação em prol de advogados e cidadãos…

Presença dos mais de 50 presidentes de comissões da OAB-MA reflete o alto índice de aprovação da gestão de Thiago Diaz. Essas unidades atuam nas mais diferentes frentes do direito; do consumidor à defesa dos animais, além auxiliar a Diretoria e o Conselho Seccional no cumprimento dos seus objetivos institucionais

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA) realizou em seu plenário, o I Colégio de Presidentes de Comissões da história da casa. Na oportunidade, mais de 50 presidentes estiveram presentes na reunião, que foi organizada com o intuito de apresentar o planejamento da Ordem para 2017 e prestar contas do que foi feito em 2016.

“É com grande satisfação que realizamos esse primeiro Colégio de Presidentes de Comissões. É muito bom receber mais de 50 colegas que estiveram presidindo suas comissões e que lutam dia a dia pela valorização da categoria e também para fazer a OAB Maranhão, de fato, a Casa de Todos”, disse o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz.

Ao longo de 2016, as Comissões da Ordem atuaram nos mais diversos campos; intermediando conflitos, como por exemplo a mediação entre os representantes das ocupações estudantis pela comissão de direitos humanos, capacitando advogados e conscientizando cidadãos sobre os seus direitos nas áreas da Violência contra a Mulher, Consumidor, Diversidade Sexual, Previdenciário, Penitenciário, Orientação Jurídica entre o mais diversos temas, além da atuação na luta pela valorização da classe realizada dentre outras, pelas comissões de jovens advogados, da mulher e da advogada, de prerrogativas, etc.

Balanço

Thiago Diaz abriu os trabalhos apresentando o balanço das ações em 2016 com a participação das comissões, com destaque para a realização dos compromissos assumidos pela atual gestão, tais como: redução da anuidade com atualização apenas da inflação em 2017; atualização da tabela de honorários, que não sofria alterações desde 2012; aprovação do piso ético-salarial; a conquista do protocolo descentralizado no Estado; prioridade para sustentação oral para gestantes, lactantes e idosos; o compromisso do TRT e TJMA de construção de fraldários nos fóruns das principais comarcas do Estado; a construção e melhoria de diversas salas da OAB nos fóruns, a forte atuação da comissão de defesa das prerrogativas em todas as comarcas; a gestão itinerante; o lançamento do portal da transparência; além do grande processo de qualificação levado à advocacia maranhense por meio da Escola Superior de Advocacia.

Coordenadoria das Comissões

Durante a reunião foi apresentada oficialmente a equipe responsável pela coordenação dos trabalhos das mais de 50 comissões da Ordem. Tendo a frente os advogados Carolina Moraes Estrela e João Carlos Duboc Júnior, a atuação será no sentido de alinhar, integrar e dá o suporte necessário para à realização das atividades.

“O papel da Coordenação das Comissões é justamente aproximar as comissões em prol de um objetivo comum que é sempre atender da melhor forma ao advogado e também aos cidadãos”, disse João Carlos Júnior. “Com este trabalho buscaremos alinhar as atividades das comissões como forma de fortalecer ainda mais a classe”, complementou Carolina Estrela.

Planejamento 2017

Em um outro momento, foi apresentado ainda o planejamento de ações da OAB Maranhão para 2017 com um portfólio de grandes e novos congressos, cursos e palestras, com a gestão itinerante pelas subseções e, ainda, o calendário desportivo da Ordem que foi ampliado.

Destaque para a vinda no mês de fevereiro, nos dias 15 (Caxias, Santa Inês e Bacabal), 16 (São Luís) e 17 (Imperatriz), da Caravana das Prerrogativas do Conselho Federal, que trará além do presidente nacional da OAB Cláudio Lamachia, o Presidente, Jarbas Vasconcelos, e o vice, Cássio Telles, da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, e também procurador nacional da Defesa das Prerrogativas, Charles Dias.

Nesse período será realizado em São Luís, também, o I Encontro Estadual da Jovem Advocacia.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. QUERO SABER É QUANDO O DR.THIAGO DIAZ VAI ORGANIZAR ALGUMA COMISSÃO PARA VERIFICAR O ENSINO JURIDICO NESSAS FACULDADIZINHAS DE DIREITO DA CAPITAL,ONDE MUITOS PROFESSORES É SÓ ENROLAR E NÃO ENSINAM NADA,APESAR DE FALAREM MAU DA OAB E DE MEMBROS DO JUDICIÁRIO. OS PROFESSORES,MUITOS PILANTRAS, FICAM SÓ NA ENROLAÇÃO DE FAZER TRABALHO, E MUITO DESATUALIZADOS NOS TEMAS JURÍDICOS ATUAIS. SERÁ QUE ESSA COMISSÃO DE ÉTICA JURÍDICA NÃO PODE INTERFERIR NESSES CASOS. POR OUTRO LADO OS ALUNOS PASSAM SÓ NA COLA E OS PROFESSORES MATAM MUITAS AULAS E NÃO REPÕEM NADA.TEM FACULDADE EM QUE QUASE A METADE DA CARGA HORÁRIA É A DISTANCIA.UMA VERGONHA ESSE NOSSO ENSINO JURÍDICO FAJUTA DO MARANHÃO!!!..

  2. O Presidente da comissão de direito eleitoral Jose Luiz Gama fez um grande trabalho com a campanha de combate ao caixa dois nas eleições de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *