0

Roberto Rocha defende municipalização da Segurança…

Em sua participação na sabatina do ministro Alexandre Moraes, o senador maranhense defendeu questões como a Justiça Municipal e a construção de presídios municipais

 

O senador Roberto Rocha (PSB) mostrou preocupação com a questão da Segurança Pública ao participar da sabatina do ministro Alexandre de Moraes, indicado para o Supremo Tribunal Federal.

Rocha tratou de temas específicos para uma possível municipalização da Segurança, como a criação da justiça municipal e a construção de presídios municipais para presos por delitos de menor potencial ofensivo.

– A gente não vê os parlamentares se voltarem para a construção de presídios, fazer emendas para a construção de presídios. E a população brasileira está se sentindo cada vez mais insegura – disse Rocha, que alertou ainda para o agravamento da situação, caso não sejam criadas políticas públicas de segurança.

– O sistema prisional é uma bomba de efeito retardado que está para estourar e não está à vista das pessoas. Ao contrário, quando você fala em fazer um presídio em uma cidade a população fica contra, então a tendência é ficar pior. É uma reação em cadeia: quanto mais você melhora o sistema policial, mais pressiona o sistema prisional – comparou. (Veja o vídeo acima)

Em resposta ao senador Roberto Rocha, Alexandre Moraes, até então indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se disse favorável a uma maior participação dos municípios na segurança pública.

– Quem conhece os locais, quem conhece onde é melhor de patrulhar é o próprio município e o estado aproveitaria essa folga de efetivo para o combate à criminalidade intermunicipal, principalmente – afirmou o ministro.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *