13

E o processo contra Edivaldo vai andando no TRE…

Apesar de aliados do prefeito desdenharem da ação protocolada pelo deputado Eduardo Braide, Corte Eleitoral já tem até cronograma definido para julgar o caso, que pode resultar na perda do mandato do prefeito de São Luís

 

Edivaldo foi reempossado prefeito, mas pode perder o mandato por crime eleitoral

Engana-se quem pensa que o processo de cassação do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) – impetrado em dezembro na Justiça Eleitoral pelo deputado estadual Eduardo Braide (PMN), seu adversário nas eleições de 2016 – seja mais um a encher as gavetas do Tribunal Regional Eleitoral.

A ação de Braide está em pleno andamento, já superada a fase de apresentação de provas e contraprovas, documentos de acusação e contestação.

E tem até prazo para estar julgada pelo juiz eleitoral de base: junho de 2017.

O prazo definido para julgamento das ações eleitorais foi estabelecido em todo o país pelo Tribunal Superior Eleitoral, com chancela do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é evitar que ações que possam levar à perda de mandatos eletivos fiquem esquecidas nos tribunais eleitorais, prejudicando o autor e o próprio eleitor, que pode ter sido lesado durante as eleições.

No caso específico de Edivaldo Júnior, o TRE vai iniciar agora a fase das oitivas, com acusados, acusadores, testemunhas de defesa e de acusação.

Edivaldo teve o mandato contestado por Braide, que elencou uma série de documentos que, na sua avaliação, provariam o crime eleitoral cometido pelo prefeito em sua reeleição, qual seja, abuso do poder econômico resultando na compra de votos em toda São Luís.

Braide apresentou as provas e Edivaldo já protocolou suas contraprovas. A partir delas é que o juiz responsável pelo caso fará as perguntas aos envolvidos.

Da coluna EstadoMaior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

13 Comments

  1. SE DEUS QUISER!! Tem que tirar essa P. de la… cara fraco, nada faz. A cidade está completamente abandonada, mato, lixo, buracos…e esse bando de puxa saco desse menininho finge que não vê! Mas em breve verão a QUEDA dele.

  2. NÃO ESTOU AQUI PARA PUXAR SACO DE NINGUÉM MAIS O ATUAL GESTOR FEZ MUITAS PROMESSAS EM TODAS AS ÁREAS INCLUSIVE NA SEGURANÇA PÚBLICA ATRAVÉS DA GUARDA MUNICIPAL, QUE DESDE DA ELEIÇÃO PASSADA ESTAR ATÉ HOJE SEM DAR ALIMENTAÇÃO PARA SEUS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM DIARIAMENTE, E O PIOR ENQUANTO TODOS CLAMAM POR SEGURANÇA PÚBLICA EM TODAS AS CIDADES AQUI APÓS SABER QUE FOI ELEITO FOI RETIRADO SEM NENHUMA EXPLICAÇÃO PARA A POPULAÇÃO DE SÃO LUIS TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS QUE PRESTAVAM UM EXCELENTE SERVIÇO DENTRO DOS 05(CINCO) TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO, DEIXANDO DOS ÓRFÃOS DESTE SERVIÇO ESSENCIAL, POIS COMO TODOS SABEM A SEGURANÇA PÚBLICA NOS TERMINAIS É SIM DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA ATRAVÉS DA GUARDA MUNICIPAL É ASSIM QUE FUNCIONAM EM OUTRAS CAPITAIS QUE O GESTOR TEM UM OLHAR PELA SEGURANÇA DE SUA POPULAÇÃO. ENTÃO A GUARDA MUNICIPAL ESTAR SUCATEADA E LARGADA AS TRAÇAS. É BOM QUE A IMPRENSA FAÇA UMA VISITA A GUARDA MUNICIPAL E VOCÊS VÃO TER A COMPROVAÇÃO DISSO.

  3. Braide, deve sim correr atrás dos seus direitos até porque tem muita gente comedo de de perde sua bouquinha.

  4. Gente, qualquer pessoa de bom senso sabe que esse processo tem total fundamento!

  5. Holandinha fez o “topa tudo para ganhar”, agora é aguentar as consequências.

  6. Braide tá batendo nesse martelo a tanto tempo. Se naquela época não encontraram nada, imaginem agora? . Braide segue em frente e deixa Edivaldo trabalhar.

    Resp.; Já encontraram, amigo. Só falta julgar. Desdenhe e verá…

  7. Acho incrível pessoal comentarem somente que é dor de cotovelo de braide, ou que ele deveria admitir a derrota e ir trabalhar…. O que os defensores de bolachinha não fazem e responder pq as maquinas do mais asfalto que durante a campanha trabalharam até de madrugada, simplesmente sumiram. As tal creche pq ele ainda não entregou. O hospital da criança que assim que terminou a eleição a obra parou e os vários e vários vídeos e denúncias de compra de voto…. O críticos do braide não sabe e que em plena pré campanha o mesmo mediou o encontro dos professores da uema com o dino e assim evitou-se uma greve porem hj o dino não cumpre com o que acordou…. É ate onde estou sabendo a ação de Eduardo braide contra o prefeito e pra ele perder o mandato e termos uma nova eleição…abre o olho São luis não se deixe ser dominado com um ou outro grupo…. Nos livramos do sarneys não vamos ficar dominados pela ditadura de dino

  8. Gente, pelo amor de Deus, qualquer pessoa de bom senso sabe que esse processo é infudado! É fruto apenas da dor de cotovelo de Braide, que não aceitou a derrota.

  9. Braide deveria era largar isso de mão e ir procurar trabalhar direito na função dele!!

  10. Isso é umas das coisas mais surreais de 2016/2017 no ambito da Estado do Maranhao, mais especificamente em Sao Luis. Edivaldo ganha nas urnas e o tal do Braide, mal perdedor, quer tirar no tapetao. Esse Braide é uma piada.

  11. Marco, admiro o prefeito Edivaldo Jr. Ele pode ter sido auxiliado, mas considero sua vitória feito pessoal de quem soube mostrar, apesar de amigos e inimigos. O ‘Holandinha’ saiu engrandecido desta eleição. Claro, há estas contestações que são graves e o ameaçam. Conheço um pouco de processos similares. O prefeito vai ter que tirar coelhos da cartola para não ser condenado. É o fardo de ter maus aliados…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *