1

Câmara homenageia Conselho Federal de Enfermagem…

Sessão solene foi realizada por iniciativa do vereador Gutemberg Araújo, com participação de diversos representantes locais e nacionais da categoria

 

Gutebmerg e Osmar Filho entre os representantes da enfermagem e a secretária Helena Duailibe

Sob a iniciativa do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSDB), foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 7, uma sessão solene em homenagem ao Conselho Federal de Enfermagem, atualmente presidida pelo Enfermeiro Manoel Neri, que veio a São Luís especialmente para a ocasião.

A sessão contou com a participação expressiva de diversos representantes dessa categoria profissional, como dirigentes de escolas de Enfermagem, faculdades, sindicatos e associações, incluindo a reitora da Universidade Federal, a Enfermeira Nair Portela Coutinho. Representando o prefeito de São Luís, esteve presente a Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe.

“Nós temos imenso carinho e gratidão pelos profissionais da Enfermagem, pois eles pertencem a uma categoria de trabalhadores que necessitam de atenção especial por serem fundamentais numa sociedade que se pretende saudável e equilibrada”, afirmou. “A sessão de hoje é específica para homenagear o importante trabalho que o Conselho Federal de Enfermagem desenvolve em favor da melhoria das condições de trabalho e formação desses trabalhadores e trabalhadoras. Ao presidente Manoel Neri, meu mais sincero reconhecimento”, afirmou Gutemberg. 

Em sua fala, o vereador lembrou ainda ser autor da Lei nº 5.093/2009, que dispõe sobre a instituição no Calendário Oficial do Município de São Luis, da “Semana Municipal de Enfermagem”; do Projeto de Lei nº 160/2015, que estabelece condições de repouso para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e de uma lei que repercutiu nacionalmente, que foi a 5863/2014 que  estabeleceu jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na rede de saúde municipal.

– Não tenho a pretensão de ser representante da Enfermagem, uma vez que a profissão se encontra muito bem representada pelos movimentos sociais, pelos conselhos e em especial, o federal, e os sindicatos. Mas me considero um amigo e incentivador de condições melhores para a categoria e o que estiver ao meu alcance, podem contar comigo – afirmou o vereador.

O vereador lembrou ainda das mulheres enfermeiras, que representam percentual expressivo da categoria e aproveitou para homenageá-las pelo Dia da Mulher.

Em seguida, foram entregues ao presidente do Conselho Federal da Enfermagem, Manoel Néri uma placa e um diploma de Honra ao Mérito. Em seu discurso, o presidente do Cofen agradeceu à homenagem e dedicou a todos os profissionais de enfermagem, especialmente às enfermeiras, auxiliares e técnicas de Enfermagem que são guerreiras que comemoram o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Agradeceu também ao vereador Gutemberg que é autor da Lei que regulamentou a jornada de trabalho em 30h semanais para a enfermagem em São Luis. 

– Somos a segunda maior categoria organizada do país, da qual 85% são mulheres. Estamos presentes nos momentos cruciais da vida de todo ser humano e temos importantes batalhas a serem travadas, como a questão da aposentadoria e do repúdio à educação à distância – pontuou.

Também fez uso da palavra a representante do prefeito, a Secretária de Saúde do Município, Helena Duailibe.

– Tenho grande emoção de retornar a esta casa  e aqui me deparar com um momento tão importante quanto este, quando o nosso vereador Dr. Gutemberg Araújo homenageia os profissionais da Enfermagem, dando-lhes um merecido reconhecimento. Em nome do prefeito, Dr. Gutemberg, receba meus efusivos votos – afirmou.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Já que ele ele é tão “preocupado” com a saúde pública, poderia aproveitar e solicitar ao subprefeito Edivaldo que realize um concurso público para profissionais da saúde principalmente técnicos em enfermagem que no socorrão 2 existem pessoas contratadas por 800,00 reais de salário com o agravamento de que não têm direito a nada nem a previdência social nem vale transporte é como se essas pessoas não estivessem trabalhando formalmente e de fato estão clandestinamente eu já a conselheuma peesoa amiga minha a denunciar no MPT , mas ela disse que não pode senão ela será dispensada e se o Coren for lá também é pra dizer que está “tudo bem ” na UPa que do município inaugurada no mês passado é a mesma situação lá os funcionários são “contratados ” como extra já que são de outros hospitais não tem vínculo trabalhista também e em relação a isso nunca vi um vereador averiguar essa situaçao e cobrar uma solução ao subprefeito que ao que parece em matéria de administração está estagiando desde que entrou na prefeitura e ainda não se profissionalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *