0

Hildo Rocha consegue recursos da Integração para o Programa Água Para Todos…

Em audiência com o ministro da Integração Nacional, Elder Barbalho, o deputado federal Hildo Rocha cobrou agilidade na liberação de recursos para o Programa Água Para Todos.

– As ações, no Maranhão estão muito tímidas em decorrência da falta de dotação orçamentaria. Com a finalidade de resolvermos essa questão, solicitamos ao ministro a liberação de recursos previstos no orçamento geral da união para a execução do programa no nosso estado – informou o parlamentar.

O Programa Água para Todos busca promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, visando ao pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

O fornecimento de água de qualidade para consumo humano e atividades produtivas, inclusive criação de animais, é realizado por meio de construção de pequenos açudes, instalação de cisternas, implantação de sistemas coletivos de abastecimento de água e distribuição de kits de irrigação, entre outras ações.

O programa é gerenciado pela Companhia de Desenvolvimento das Bacias do São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim (Codevasf). A presidente da instituição, Kênia Marcelino também participou da audiência.

– Todas essas ações são relevantes porque servem para melhorar a produção rural em diversas comunidades do estado do Maranhão localizadas nos vales do Itapecuru, Mearim e Parnaíba. Agora, com a liberação do orçamento que foi garantido pelo ministro Helder Barbalho vamos poder contemplar várias comunidades rurais com sistemas de abastecimento de água e pequenos açudes – afirmou Hildo Rocha.

PAC Saneamento

O deputado discutiu ainda sobre o PAC Saneamento, que no Maranhão também está sob a responsabilidade da Codevasf.

– Solicitamos a liberação de recursos para a conclusão do sistema de esgotamento sanitário de São Bernardo; Magalhães de Almeida; Brejo e Santa Quitéria, entre outras cidades importantes da região do baixo Parnaíba cujas obras foram abandonadas e não concluídas pelo governo anterior – enfatizou Hildo Rocha.

O deputado solicitou ainda recursos do Ministério da Integração para projeto que prevê a construção de uma galeria que evitará inundações provocadas por chuvas, na cidade de Campestre do Maranhão.

O prefeito Valmir Moraes também participou do encontro com Helder Barbalho.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *