0

Fábio Braga alerta para questão da água potável em Nina Rodrigues e Vargem Grande…

Fábio Braga mostrou preocupação

O deputado Fábio Braga (Solidariedade) abordou em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa o problema do saneamento básico em municípios maranhenses.

Ele citou diretamente os municípios de Nina Rodrigues e Vargem Grande, que sofrem com a falta de água potável.

– Faço um apelo ao governador Flávio Dino (PCdoB) para que essa questão da água potável em Vargem Grande e Nina Rodrigues seja solucionada em curto espaço de tempo e de maneira satisfatória. Tenho confiança de que o governador fará, sim, em nossa região e em várias cidades do Maranhão, com que o saneamento e a água potável cheguem aos lares maranhenses, melhorando as estatísticas do estado – ponderou.

O deputado apresentou levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, com dados que mostram que, em 2015, 34% dos lares brasileiros estavam fora de rede de esgoto, o que significa mais de 70 milhões sem acesso ao esgotamento sanitário com a qualidade mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

– Além disso, há outra realidade preocupante: enquanto 88% dos domicílios no sudeste do Brasil têm esgoto ligados a rede, o Norte tem apenas 22%, o Nordeste 42%, o Sul 65%, e o Centro-Oeste, 53% – lamentou.

O parlamentar mostrou que o problema é mais grave pela falta de prioridades do poder público.

– Hoje há mais escolas públicas com internet (41%) do que com saneamento básico (36%). Não criticando, claro, a relevância do acesso à internet, mas, apenas mostrando que apesar da sua incontestável importância social, o saneamento básico é um dos segmentos mais atrasados da infraestrutura brasileira. O país precisa urgentemente torna-lo uma prioridade de Estado e não de governo – cobrou.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *