0

Eliziane defende mais número de delegacias para crimes cibernéticos…

Na última terça-feira a parlamentar participou de audiência da Comissão de Segurança sobre o jogo “Baleia Azul”

 

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) participou terça-feira, 23, de audiência da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado sobre as consequências da proliferação, nas redes sociais, de grupos de jovens com o tema “Baleia Azul”.

Durante a audiência, a deputada maranhense defendeu a ampliação do número de delegacias especializadas na investigação de crimes cibernéticos e investimento em tecnologia no país, além da realização de campanhas de conscientização.

– Está muito clara a necessidade de investimento em tecnologia para investigar este tipo de crime. Precisamos de sanções para plataformas digitais que tenham qualquer tipo de conteúdo que induza ao suicídio – destacou Eliziane.

Eliziane Gama foi uma das autoras do requerimento para a realização da audiência.

A parlamentar já havia encaminhado pedido de investigação à Polícia Federal e se reuniu com o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio para tratar sobre o assunto.

A formação desses grupos cibernéticos tem sido associada a supostos incentivos a situações de risco entre adolescentes. Segundo a ONG SaferNet Brasil, uma das entidades que acompanha o assunto, a repercussão na mídia causa preocupação entre pais e na sociedade.

Um dos convidados para a audiência foi o advogado criminalista Luiz Augusto Filizzola D’Urso da OAB/SP que disse que esses grupos são contrários ao ordenamento jurídico nacional e que a conduta dos responsáveis é criminosa.

Ele sugeriu inclusão da educação digital no sistema educacional brasileiro.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *