Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Imperatriz: Promotoria vistoria reforma de lixão…

Prefeitura Municipal realiza obras de reestruturação e aterro controlado na área, à margem da rodovia Padre Josimo

 

Promotor Jadilson Cirqueira, vice-prefeito Alex Rocha, Francisco Pinheiro secretário de Infraestrutura, a secretária de meio ambiente Rosa Arruda e sua equipe vistoriaram serviços feitos no lixão de Imperatriz

O promotor Jadilson Cirqueira de Sousa, da 3ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, acompanhado do vice-prefeito Alex Nunes Rocha, que representou o prefeito Assis Ramos, dos secretários Francisco Pinheiro (Infraestrutura) e Rosa Arruda (Meio Ambiente) realizou vistoria, na manhã de ontem, 25, no lixão de Imperatriz, à margem da Rodovia Padre Josimo, na “Estrada do Arroz”.

A vistoria teve como objetivo acompanhar o andamento das obras de melhorias propostas ao local.

Na visita foram constatadas ações que diminuem o depósito do lixo a céu aberto, com a reestruturação da área e a construção da “caixa de empréstimo” e instalação das trincheiras, iluminação pública e o galpão. Também se verificou que será ativada uma célula sanitária, que servirá para receber os resíduos até que seja concluído o aterro sanitário.

O vice-prefeito, Alex Nunes, considera um grande avanço a revitalização da área, resultado do empenho do prefeito Assis Ramos que viabilizou junto ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, recursos na ordem de R$ 24 milhões para construção do aterro sanitário.

– Para isso acontecer precisamos organizar essa parte, inclusive estamos recebendo a vistoria do promotor Jadilson Cirqueira, de técnicos e engenheiros para consolidar o plano de resíduos sólidos e do aterro sanitário – ressaltou.

O engenheiro agrônomo da Semmarh, Fábio Batista, afirma que “o lixão era totalmente descontrolado, os catadores trabalhavam junto às máquinas, correndo risco de vida, expostos à fumaça, gases e materiais que podiam lesioná-los”.

Ele acrescentou que depois que foi realizado o recobrimento do solo com argila, com a impermeabilização dos resíduos pela Prefeitura, a situação já está mudando e o lixão tem outra “cara”.

Durante a visita, a secretária da Semmarh, Rosa Arruda, falou da necessidade de se trabalhar com a coleta seletiva na cidade e destacou a parceria com a Vigilância Sanitária e o Centro de Zoonoses.

– Nós fizemos um compromisso há 60 dias, com uma proposta de melhorias no lixão, até a construção do aterro sanitário que está prevista – pontuou.

O engenheiro ambiental, Allison Daniel explicou que ainda este ano deve ser executado o plano de gestão integrada de resíduos sólidos para o município, que está em fase de licitação. A medida inclui um curso de capacitação para os catadores, como forma orientar e fomentar a atividade desses profissionais.

Gil Carvalho / Sara Batalha – Ascom/PMI

Imagem: Sara Batalha

Sair da versão mobile