0

Alunos do IFMA fazem visita técnica à Assembleia Legislativa…

César Pires com os alunos do IFMA em visita à Assembleia

Processo legislativo, representação democrática, debate e votação de matérias de interesse da coletividade foram alguns dos temas debatidos com alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus São José de Ribamar, em visita técnica à Assembleia Legislativa do Maranhão.

Eles foram recepcionados pelo deputado César Pires, que discorreu sobre a história do parlamento.

– Procurem obter mais conhecimento sobre o processo eleitoral e as limitações constitucionais do exercício do mandato parlamentar, e reflitam sobre o nível de responsabilidade de cada cidadão na política. É preciso que cada um de vocês tenha a consciência de que, sozinho, o político é fraco. Forte é o povo – enfatizou César Pires aos estudantes.

O deputado também destacou a atuação da presidente da Escola do Legislativo, Luciana Lago, na condução das visitas dos estudantes à Assembleia. César Pires foi o responsável pela implantação da Escola do Legislativo, em 2006. 

O consultor legislativo Anderson Rocha também falou sobre a dinâmica do trabalho legislativo e esclareceu dúvidas dos estudantes sobre o processo de elaboração de leis. Em seguida, os alunos do IFMA puderam acompanhar parte da sessão desta terça-feira, na galeria do Plenário Gervásio Santos.

– Foi uma experiência muito interessante, pois é a primeira vez que tenho a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa e tirar dúvidas com um deputado estadual – declarou o estudante Rômulo Sanches, ao final da visita.

O professor Renouds Lima Silva disse que a visita à Assembleia Legislativa foi uma atividade importante que complementou os debates sobre democracia já ocorridos em sala de aula.

– Iniciativas como esta aproximam o cidadão da política e possibilitam que a juventude tenha o hábito de discutir questões políticas. E o deputado César Pires está de parabéns por participar de um debate tão democrático quanto esse – avaliou ele.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *