0

Deputados federais mais votados da história do Maranhão…

Lançamento da pré-candidatura do secretário Márcio Jerry gerou especulações de que ele pretende ser o mais votado em 2018 – projeto negado pelo comunista; discussão traz à tona a história das eleições recentes no estado

 

ADVERSÁRIOS. Campeões de votos, Roberto Rocha e Gastão Vieira disputaram o Senado em 2014, pleito vencido pelo socialista

O atual senador Roberto Rocha (PSB) é o deputado federal mais votado da história do Maranhão: em 2006, ele obteve nada menos que 139.294 votos.

Para se ter ideia do tamanho desta votação, nenhum outro deputado federal mais votado nas eleições seguintes alcançou o patamar de Rocha.

Em 2010, Gastão Vieira (então no PMDB) somou 134.665 votos; em 2014, Eliziane Gama (PPS) chegou ao patamar de 133. 575 votos.

As duas votações são menores que a de Clóvis Fecury (DEM), terceiro colocado na eleição em que Roberto Rocha foi campeão, o que dá uma ideia da disputa naquele pleito.

SERÁ SUPERADA? Eliziane Gama saiu das urnas em primeiro lugar na disputa de 2014; alguém terá cacife para bater os 133 mi, votos dela?

O assunto votações veio à baila neste momento com a especulação que surgiu em torno do pré-lançamento da candidatura do secretário Márcio Jerry (PCdoB).

Segundo alguns blogs, ele teria o objetivo de ser o mais votado do Maranhão, o que é negado.

– Não ambiciono ser o mais votado, humildemente quero apenas ser votado o suficiente para ser eleito. Não tenho os recursos que alguns supõem. Mantenho padrão de vida e posses de classe média, de média pra baixo – garantiu o secretário, ao blog de Robert Lobato. (Leia a íntegra aqui)

De uma forma ou de outra, a discussão abre um debate sobre o pleito de 2018; é possível que um deputado federal supere a barreira dos 150 mil votos na próxima disputa pela Câmara Federal?

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *