2

Votos em branco foram quase iguais aos de Nicolao Dino na PGR…

Preterido para o cargo de procurador-geral da República pelo presidente Michel Temer, irmão de Flávio Dino somou apenas 18,68% do total de eleitores aptos a votar no processo

 

SEM REPRESENTATIVIDADE. Votação de Nicolao Dino não alcançou a maioria do Ministério Público

O debate sobre a escolha ou não do procurador eleitoral Nicolao Dino para a chefia do Ministério Público Federal versou apenas no fato de que ele seja desafeto de aliados do presidente Michel Temer (PMDB); ou que seu irmão, governador Flávio Dino (PCdoB), também não respeitou a lista tríplice na escolha do chefe do Ministério Público maranhense.

Mas há uma questão de fundo ainda mais significativa.

Com 621 votos, o irmão do governador Flávio Dino – que teve o nome preterido por Michel Temer na noite desta quarta-feira, 28 –  teve apenas 7  votos a mais que o total de brancos e nulos, que chegaram a 614.

REJEIÇÃO. Total de votos nulos e brancos, somados aos d4mais candidatos, mostra antipatia ao candidato de Janot

Pragmaticamente, significa dizer que Nicolao Dino foi rejeitado não apenas por Michel Temer, mas pelo grosso do colegiado que representa os procuradores da República no Brasil.

Dos 3.324 procuradores aptos a votar, apenas 18,68% optaram pelo candidato de Rodrigo Janot como primeira opção para comandá-los.

Só este fato garantiu a Temer a justificativa para escolher a subprocuradora Raqule Dodge para a para a Procuradoria-Geral da República.

Afinal, os próprios procuradores parecem ter outras opções a Nicolao…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Não é bem assim.
    O número de procuradores aptos a votar é 1118 ( o total de votos possíveis seria 3324, ou seja 3 vezes mais que o número de procuradores) . Acontece´que cada procurador pode votar em três candidatos diferentes, dai essa confusão de percentuais. Teoricamente, todos os números deveriam ser múltiplos de 3, mas acontece que teve procurador que votou em só um candidato ,e outros optaram em votar em apenas dois. Por exemplo, 3 procuradores ANULARAM seus votos o que representou um total de 9 votos nulos.
    É meio complicado, até porque, porque simplificar?

  2. Nicolau Dino não pode ser Botafogo na cama comum com o irmão capetao! Tem suas excepcionais qualidades no mundo jurídico, também é um maranhense q aínda vai alcançar maior notoriedade na república

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *