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Roberto Rocha quer recuperar rodovias no Maranhão…

Senador esteve com o ministro dos Transportes e solicitou agilidade na tramitação dos projetos para revitalização das estradas

 

Rocha com o ministro Maurício Quintela

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) esteve em audiência nesta sexta-feira, 14, com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, para solicitar celeridade ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para que a autarquia elabore o pré-projeto que visa recuperar a BR-308, no trecho que corta o Maranhão até o município de Alcântara.

O Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental já foi concluído.

– É uma rota de escoamento de produção muito importante que liga os estados do Pará e o Maranhão. A recuperação da rodovia representa uma melhoria na infraestrutura, diminui o número de acidentes, barateia os custos do transporte de cargas e estimula a atividade econômica nos municípios que são cortados por essa estrada – afirmou Roberto Rocha.

O parlamentar maranhense também solicitou que o ministro cobrasse agilidade ao DNIT para que a autarquia também faça o pré-projeto da BR-402, que visa alterar o traçado da rodovia entre Barreirinhas e Araioses — trecho correspondente a Rota das Emoções.

– Essa estrada tem uma importância internacional para o Maranhão, uma vez que é a partir dela que está um dos destinos turísticos mais belos do Brasil e que necessita de uma infraestrutura melhor, mais moderna e segura, além de facilitar muito o acesso de turistas nacionais e estrangeiros na faixa litorânea do Maranhão – explicou Roberto Rocha.

Anel Rodoviário de Balsas

O anel rodoviário do município de Balsas também foi tratado na audiência com o ministro Quintella Lessa. Roberto Rocha disse que o Estudo de Viabilidade Técnica da obra está concluído e aguarda que a obra seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento.

–  Solicitei ao ministro que a documentação sobre esse pleito seja tramitada com maior rapidez. Esse empreendimento é fundamental para Balsas, sobretudo, em função de estar na região do Matopiba, onde caminhões e carretas transitam diariamente com soja e outros produtos do campo para o Porto de Itaqui. Portanto, o anel viário vai desafogar o trânsito de veículos pesados na região e melhorar o fluxo – destacou Roberto Rocha.

O ministro se comprometeu em acelerar as demandas trazidas pelo senador, levantar quais as obras previstas pelo Ministério dos Transportes em 2018 para o Maranhão e averiguar quais rodovias estaduais podem ser federalizadas.

– Na condição de senador só é possível buscar recursos, caso elas se tornem trechos federais – frisou Roberto Rocha.

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