3

Temos que responder ao fenômeno Jair Bolsonaro, diz pensador…

Para Ruy Fausto, o fracasso das ideias progressistas e democráticas defendidas por partidos de esquerda tem levado jovens e até formadores de opinião a se encantar com as ideias ultraconservadoras do capitão do Exército que pretende ser presidente do Brasil

Ruy Fausto: a esquerda precisa se livrar do populismo, do adesismo e do autoritarismo

O filósofo paulista Ruy Fausto, da Universidade de São Paulo, apontou um diagnóstico sombrio para o país nas eleições de 2018, a partir do fracasso das gestões sociais democratas e socialistas, representadas pelo PSDB e pelo PT.

– Fico muito assustado quando vejo jovens encantados com o Jair Bolsonaro (deputado do PSC defensor de ideias ultraconservadoras que cresce nas pesquisas eleitorais sobre possíveis candidatos à presidência do País na próxima eleição) – diz o pensador, que completa:

– Ele cresce também com certo apoio de setores das classes média e alta. Temos que responder a isso.

Bolsonaro: ideias ultraconservadoras ameaçam as liberdades democráticas

Para Ruy Fausto, a resposta ao populismo conservador de Bolsonaro deve começar a partir do diálogo com a classe média pensante, progressista e crítica, não necessariamente vinculada a partidos.

E esquecer, sobretudo, ideias de populismo e autoritarismo, como as de Nicolas Maduro, na Venezuela, que desperta encanto nas esquerdas da América Latina.

Na entrevista que concedeu à revista Isto É, Ruy Fausto vaticinou também contra um mantra esquerdista, ao criticar o seu principal expoente.

– Lula não é a melhor opção para a esquerda – afirmou.

Leia a íntegra aqui

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Essa farsa, ciranda de partidos e coreografias marcadas no STF não respondem aos anseis do Povo que clama por um Líder forte para nos tirar desse mar de lama em que chafurdamos após 32 anos da republida podre de corruptos e esquerdistad do PMDB PSDB PT.

  2. Idéias progressistas e democráticas partindo da esquerda????? Só pode ser piada …

  3. O Estado Islâmico e Bolsonaro a diferença é pouca. Extremismo não leva a lugar nenhum, louco ou idiota, que acredita, o Brasil não precisa de salvador da pátria ou preconceituoso, racista inflamado. Precisamos sim de homens e mulheres que se respeite a si mesmo e os cidadãos. Querer governar o pais como se fosse um curral de gado, se engana. O Brasil não é uma propriedade que se governa como se fosse uma fazenda, faz, erra faz de novo, não e assim não. O que não pode é ser entregue a um Sarney, Serra, Renan ou um Jucá da vida, xtem que ser um homem sério desprovido de rancor, mágoa, ou ressentimento. Bolsonaro NEVER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *