0

OAB/MA lança I Prêmio de Jornalismo em Direitos Humanos…

Um reconhecimento à imprensa maranhense e um incentivo à construção de uma cultura em Direitos Humanos são alguns dos objetivos do I Prêmio OAB Maranhão de Jornalismo em Direitos Humanos.

O projeto, que tem na coordenação a Comissão de Direitos Humanos e o Núcleo de Comunicação da Ordem, será lançado na próxima segunda-feira, 7, às 19h, no auditório da Seccional Maranhense.

No lançamento do prêmio, a presença confirmada do jornalista da Rede Globo, Marcelo Canellas, que terá um bate-papo com o público sobre Jornalismo e Cidadania.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.oabma.org.br.

No dia 7, erão divulgadas as regras para a inscrição dos trabalhos jornalísticos em cinco categorias: webjornalismo, fotojornalismo, impresso, telejornalismo e radiojornalismo.

Poderão concorrer matérias, reportagens e programas, veiculados no período de 16 de outubro de 2016 a 15 de outubro de 2017.

A premiação ocorrerá no dia, 7 de dezembro, data próxima à celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos.

– É um prêmio para reconhecer o valoroso trabalho dos profissionais da comunicação que levam ao debate público temáticas sensíveis relacionadas a Direitos Humanos – enfatizou Rafael Silva, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA.

O prêmio contempla tanto profissionais quanto estagiários que atuam em veículos de comunicação.

– É através de matérias e reportagens produzidas pela imprensa, num Estado tão carente como o Maranhão, que denúncias, conflitos, desrespeitos aos direitos fundamentais ganham visibilidade e situações podem ser revertidas a partir da veiculação desse material. Este é um dos papeis do Jornalismo: impactar, por meio da informação, para gerar transformação – disse Yndara Vasques, da Inspirar Inovação & Comunicação, empresa organizadora, parceira do prêmio e responsável pela Comunicação da OAB/MA.

O lançamento contará com a presença de Marcelo Canellas, repórter do Jornal Nacional, Fantástico e Bom Dia Brasil. Ele imprime em suas reportagens a preocupação com as questões sociais e os direitos humanos.

O profissional conduzirá um bate papo sobre Jornalismo e Cidadania.

– Uma das prerrogativas dos repórteres é tentar interferir na agenda dos veículos de comunicação para propor pautas que sejam socialmente importantes – enfatizou.

A atividade vai gerar certificado de quatro horas acadêmicas...

O quê: lançamento do I Prêmio OAB/MA de Jornalismo em Direitos Humanos

Quando: 07/08/2017

Hora: 19h

Local: Auditório da OAB-MA

Inscrições: www.oabma.org.br/esa

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *