1

Câmara Federal homenageia Fundação Antonio Jorge Dino…

A Câmara dos deputados realizará segunda-feira (14) Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 40 anos da Fundação Antonio Dino, instituição mantenedora do Hospital Aldenora Belo, único hospital de São Luis especializado no tratamento do câncer.

A iniciativa é do deputo federal Hildo Rocha (PMDB). 

A Fundação Antonio Dino recebe o nome de um dos médicos que iniciou o combate ao câncer no Maranhão à frente do Hospital do Câncer Aldenora Bello durante quase 12 anos. Tudo começou pelo hospital em 1964 com uma sala de Raio-X e uma sala de voluntárias coordenada por Antonio Dino e Enide Dino, sua esposa, que assumiram a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, respectivamente.

A primeira grande cirurgia de câncer no estado foi realizada no Hospital pelos médicos Antonio Augusto Fernandes Ribeiro e Antonio do Espírito Santo Monteiro Neto, no dia 23 de maio de 1978 para tratamento de um câncer de mama.

A Dra. Célia Jorge Dino Cossetti, então acadêmica de medicina e futura diretora do Hospital e Presidente da Fundação, foi a instrumentadora desta cirurgia.

Em 1985, através de grande pleito feito por Enide Dino, o então presidente da República José Sarney concordou em construir e equipar o Hospital do Câncer.

O novo Hospital “Aldenora Bello” foi inaugurado em 9 de abril de 1989.

Em 1996, o Hospital foi renomeado Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello (IMOAB) como forma a referir-se ao seu foco de atuação em seu nome, facilitando a comunicação da atividades às entidades nacionais e internacionais.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *