1

Esquerda x Direita…

Com a movimentação partidária da pré-campanha, desenha-se três blocos para as eleições maranhenses: um encabeçado pelo PCdoB, tendo PT, PDT e PSB como expoentes, e outros dois com PMDB, PSDB, DEM, PSD, PP e PR, não necessariamente no mesmo palanque

 

Flávio Dino reunirá o grosso da esquerda; Roseana terá PMDB, PV, PSD e expoentes da direita

Desenha-se para 2018 uma disputa mais aberta entre os valores das ideologias de direita e da esquerda política no Brasil. A tendência é que o debate hoje posto encaminhe, para um lado, partidos como PT, PCdoB, PSB e PDT; e para outro PMDB, PSDB, DEM, PSD, PT e PP.

Essa dicotomia ideológica – mesmo que sem o viés programático mais acentuado – também se mostra encaminhada no Maranhão, sobretudo com a indefinição de partidos como PSDB, PSB e DEM.

A tendência é que o governador Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição, reúna em seu palanque todas as legendas ditas de esquerda, com um ou outro partido mais afastado ideologicamente. Nesse projeto, caberá a legendas de direita, como DEM, PP e PTB, caso permaneçam vinculadas a Dino, o papel de coadjuvante na coligação esquerdista do governador.

Roberto Rocha tem o caminho mais curto para o PSDB, que pode atrair DEM, PSD, PPS, PR e PP

Os partidos da chamada direita se dividirão em dois blocos. Se tiver candidato, o PMDB poderá atrair PSD e o PV. No outro pólo, PSDB – se confirmar a filiação do senador Roberto Rocha – poderá ter condições de atrair PPS, PP, PR e até o DEM.

Sobrariam num terceiro pólo legendas como Podemos, PMN e os chamados partidos de ultraesquerda, formando o desenho final da eleição maranhense.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. O Atual desenho de alianças, reafirmo atual ! Caminha-se para que o governador Flávio Dino tenha o maior números de partidos em sua coligação, dentre eles o DEM, PR, PPS e até mesmo o PP, e quem sabe até mesmo o PSDB, caso Brandão consiga segurar o partido através de Brasília. A oligarquia caminhará com uma coligação esvaziada tendo o PV E PSD como aliados. contudo esse é o desenho inicial. Mas tudo indica que será assim. A única dúvida que carrego é em relação ao destino do PSDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *