Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Os quatro polos da eleição de 2018…

Com o comando do Palácio dos Leões, Flávio Dino polariza equivocadamente com a ex-governadora Roseana Sarney, tendo o senador Roberto Rocha como terceira via e um quarto campo, hoje encarnado pela ex-prefeita Maura Jorge

 

CARA OU COROA. Roseana e Flávio Dino como faces da mesma moeda; o eleitor com apenas dois lados para escolher

O governador Flávio Dino (PCdoB) vem tentando, desde o início do seu mandato, polarizar o seu projeto de poder com o da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).

OUTRA VIA. Rocha, Madeira, Hilton, Braide e Wellington podem representar outra opção

Para ele, a polarização é fundamental porque, ao fim dos quatro anos do primeiro mandato, terá sempre alguém para jogar a culpa do fracasso.

Mas, assim, ele acaba tratando a si próprio e ao grupo Sarney como dois lados da mesma moeda. Uma espécie de cara ou coroa, que o eleitor terá de escolher.

E o jogo eleitoral de 2018 não terá apenas dois lados; se desenhará em pelo menos quatro vias, cada uma delas com propostas claras ao eleitor.

O senador Roberto Rocha (PSB), por exemplo, que hoje encarna o anti-comunismo mais claramente no embate político, tem a vantagem de ter, em seu projeto, a força do PSDB, que chega a 2018 com forte palanque presidencial.

CONTRAPONTO. Maura Jorge encarna o antagonismo ideológico com Dino

Além dele, surge no interior e nas redes sociais a ex-prefeita Maura Jorge (Podemos), que encarna uma espécie de anti-dinismo, formando o quarto pólo da disputa, que pode ser ocupado também por Eduardo Braide (PMN), Hilton Gonçalo (ainda no PCdoB), Wellington do Curso (PP) ou qualquer um que queira fugir do tripé Dino/Roseana/Roberto Rocha.

Flávio Dino não tem conseguido convencer na comparação entre o seu projeto e o do grupo Sarney. (Entenda aqui)

E terá ainda mais dificuldades com outras três forças de bombardeio ao seus quatro anos de promessa de mudança do Maranhão em todos os aspectos.

Este bombardeio deve confirmar, ao menos, a garantia de segundo turno, o que não ocorre desde 2006.

E o segundo turno, como se sabe, é uma outra eleição…

Sair da versão mobile