0

Fábio Braga pede urgência na conclusão do Hospital Regional e do Centro de Hemodiálise de Chapadinha…

O deputado Fábio Braga (SD), voltou à tribuna da Assembleia nessa quinta-feira, 21, para falar sobre suas andanças pelo interior do Maranhão e contar das conversas que vem tendo com os mais variados grupos sociais, ouvindo sugestões e queixas sobre o que mais inquieta as comunidades onde vivem e, com base nisso, tem procurado ajudar no encaminhamento ou no equacionamento de algumas dessas questões, como tem acompanhado o trabalho que o governo do estado e as prefeituras desenvolvem em prol das comunidades.

Há poucos dias, na sua passagem por Balsas – disse o parlamentar, viu o crescimento da cidade e a importância que tem o agronegócio dentro do processo. Constatou a satisfação do povo pela recente inauguração do Hospital Macrorregional feita pelo governo do estado, em atendimento a um sonho que era acalentado há tempo pela população da cidade e do entorno, tal a importância que Balsas desempenha no contexto da região sul do estado, não apenas em relação à economia ou a educação, mas, principalmente em relação a saúde.

O parlamentar disse, também, que a ação do governo nessa área alcançou outros municípios, como Pinheiro, na baixada, que em 2015 teve seu Macrorregional entregue à população e que desde então vem desempenhando um importante papel.

Em 2016 foi a vez de Caxias inaugurar sua unidade Macrorregional, possibilitando que depois disso, houvesse um aumento na oferta de consultas, de cirurgias e uma melhoria considerável na qualidade do atendimento. Ainda em 2016, Santa Inês, Imperatriz e Bacabal, receberam do governador suas unidades de saúde, melhorando, também, os serviços médico-hospitalares oferecidos à população.

Fábio Braga, entretanto, disse que já no caso de Chapadinha, havia necessidade de um esforço maior de todos nós, para que o hospital regional fosse concluído. Isso porque, cada vez que ele vai à cidade, o que ocorre com frequência, é sempre cobrado pela população e pelo prefeito, para que ajude o governo no esforço que desenvolve para finalizar as obras que foram inclusive iniciadas na gestão anterior, mas que, concluí-las “é um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino junto à população e que temos certeza será cumprido, porque o caso da UPA foi semelhante:  ela iniciou-se na gestão passada e foi concluída e entregue à população poucos meses atrás”.

O deputado ressaltou que na sua última passagem pela cidade, esteve com várias lderanças, como o ex-prefeito Isaías Fortes, quando conversaram sobre diversos temas de interesse da cidade, mas, principalmente, sobre a importância do Hospital Regional no contexto em que ela se coloca dentro do Baixo Parnaíba, já que é referência em saúde, educação – inclusive superior –  comércio, serviços, mas é referência, sobretudo, no agronegócio, uma atividade que vem transformando de forma crescente seu perfil socioeconômico e da região e por isso mesmo cobra melhorias na sua infraestrutura social, até mesmo como forma de atrair novos investimentos.

Fábio Braga abordou, também, uma questão crucial no âmbito da saúde que é o tratamento das pessoas que precisam fazer sessões de hemodiálise. Sobre esse assunto ele chamou a atenção para a necessidade de se concluir as obras da unidade de Chapadinha, porque “a vida dessas pessoas é uma verdadeira maratona de sofrimento em razão dos deslocamentos cansativos que precisam fazer duas e até três vezes por semana”.

Lembrou que “essa questão da hemodiálise, vinha sendo mostrada nos noticiários nacionais onde eram comoventes as dificuldades enfrentadas pelas pessoas mais carentes aqui mesmo no Baixo Parnaíba e do Itapecuru, de onde elas partem desde as cidades de Araioses, Brejo,  São Bernardo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida, Santana, Anapurus, em direção a São Luís, viajando em vans ou carros alugados pelas prefeituras, para que façam hemodiálise na capital e em seguida retornem às suas cidades, numa maratona longa e desumana” – disse.

Fábio Braga concluiu mostrando a imperiosa necessidade de “lutarmos para a conclusão das obras do centro de hemodiálise de Chapadinha, que afinal é um objetivo que vem sendo perseguido por mim, e por diversos outros parlamentares da Casa que lutam por essa região” – finalizou o deputado confiante.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *