0

Imperatriz: iniciativas da Sedec aumentam PIB e geram empregos…

Em balanço do primeiro ano da gestão do prefeito Assis Ramos (MDB), Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta para geração de 900 novos postos de trabalho

 

A cidade de Imperatriz tem ganhado novos ares na economia.

Com a criação de mais de 900 novos postos de trabalho, liberação de R$ 2,4 milhões para o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Municipal, elevação do Produto Interno Bruto (PIB), e abertura de portas para o capital privado nos serviços públicos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tem feito grande diferença em apenas doze meses.

“Em 2017 criamos o Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação, através da lei 1680. Os objetivos são de articulação estratégica das atividades, estruturação de ações mobilizadoras do desenvolvimento econômico, interação entre os membros e construção de canais e instrumentos qualificados de apoio”, explicou o secretário Eduardo Sousa Soares.

Diego Maciel, diretor de inovação da Sedec, enfatiza que cada secretaria vai elaborar um Plano Anual de Empreendedorismo e Inovação, para sua área, destinando em seu orçamento recursos para execução.

“Imperatriz é uma cidade empreendedora, com potencial incrível para inovação. Juntos podemos pensar em ideias gastando muito menos e incorporando soluções para a gestão municipal”, acrescentou.

Durante o ano, a Sedec realizou e participou efetivamente de dezenas de ações, como a 9ª Semana do MEI; reuniões do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico e o de Jovens Empresários; rodas de conversas; “Café com Trade”; palestra no VII Seminário Interdisciplinar e de Administração; VII Seminário de Administração; Conferencia na construção do Plano Plurianual ( PPA); “ A Gente faz Cidadania”; visita em Estreito para avaliação de boas práticas da Rede Sim; Curso avançado de Agentes de Desenvolvimento; oficina para orientações MPE compras públicas; reunião com os representantes dos artesãos de Imperatriz  e com a Secretaria de Fazenda e Gestão Orçamentária, para discutir a criação e constituição do Fundo Municipal.Além disso, palestras em parceria com Vigilância Sanitária e CPL; participação na FECOIMP; Imperatriz foodtrack; Semana do Administrador na FEST; III Encontro Maranhense de Administração; Sebrae; Startup; Treinamento Rede Sim; COMMAM; Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico; Curso SINCOV; I Fórum de Cidades Médias; Exposição no Fórum BNB G20+20; Encontro Nacional sobre compras governamentais; Palestra sobre associativismo, no Povoado São Félix e presença no SEBRAE Experience- CONJOVE.

Além disso, foram inúmeras parcerias firmadas. Eduardo Sousa, secretário da Sedec, explica em que consistem as atividades.

“A equipe de Desenvolvimento Econômico vem realizando parcerias através das instituições de nível superior públicas e privadas. A proposta é desenvolver projetos e pesquisas, envolvendo universitários nas ações da gestão pública municipal, no que diz respeito ao empreendedorismo e inovação”.

As parcerias realizadas durante o ano envolveram ainda Sebrae, Senac, Fiema e outros órgãos e instituições que contribuem com o crescimento e desenvolvimento da cidade. Imperatriz atingiu 100% índice de desenvolvimento do Sebrae, e recebeu o status de Município com Políticas Públicas de Desenvolvimento Implantadas” e a Prefeitura também viabilizou a instalação de novas empresas. Com ofertas de mais de 60 vagas de trabalho, uma distribuidora de medicamentos já investiu mais de R$ 6 milhões na cidade, com sede na BR 010.

E será realizado também um concurso para escolher a marca do Sistema Municipal de Empreendedorismo e Inovação.Eduardo Soares também esclareceu que a Sedec atua em atendimentos diversos na Sala do Empreendedor.

“Foram mais de 800 atendimentos de formalizações, realizados em parceria com o Sebrae”.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *