1

Othelino é o segundo mais jovem deputado a assumir o comando da Assembleia…

Deputado vai chefiar o Poder Legislativo aos 42 anos; apenas Marcelo Tavares, aos 38 anos, foi presidente com menos idade

 

LEALDADE. Othelino Neto manteve-se ao lado de Humberto Coutinho, como fiel escudeiro, durante os dois mandatos de presidente

O deputado Othelino Neto (PCdoB) será o segundo mais jovem deputado a comandar a Assembleia Legislativa na história recente da Casa.

Com a morte do presidente Humberto Coutinho (PDT), ele ascende à chefia do Poder Legislativo aos 42 anos.

Apenas Marcelo Tavares (PSB), que comandou a Casa entre os anos de 2009 e 2011, chegou ao poder com menos idade. O atual chefe da Casa Civil do governo Flávio Dino (PCdoB) foi presidente aos 38 anos.

Jornalista e economista formado pela Universidade Federal do Maranhão, Othelino Neto iniciou a carreira política no final dos anos 90, como candidato a vereador. Em 2004, chegou à secretaria de Estado do Meio Ambiente, no governo José Reinaldo Tavares.

Serviu também à gestão do então prefeito João Castelo (2008/2012), em São Luís, com quem rompeu para apoiar Edivaldo Júnior (PDT), sendo peça decisiva na derrota do tucano.

Em 2010, Othelino foi candidato a deputado estadual pela primeira vez, obtendo a primeira suplência. Elegeu-se em 2014, chegando à vice-presidência da Assembleia ainda no primeiro mandato.

Tem exercido o comando da Casa desde que Humberto Coutinho precisou se afastar para tratamento médico.

A ascensão automática de Othelino ao posto de presidente foi garantida por uma alteração no Regimento Iterno da Casa, propsota no ano passado pelo deputado Roberto Costa (MDB).

Antes, em caso de vacância do cargo de presidente, era convocada eleição em 30 dias.

Haverá eleição apenas para o posto de 4º vice-presidente…

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Caro blogueiro,
    O presidente da Assembleia Legislativa mais novo até hoje foi o Sr Eurico Bartolomeu Leda Ribeiro, com 28 anos de idade, inclusive assumindo o Governo do Estado. Recue na História para 25 de março de 1956. O historiador Buzar escreveu isto no OEMA em 25de março de 2012 – coincidencia.
    Ricardo Murad tambem foi Pres da ASS Leg não me lembro sua idade. Mas era bem novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *