5

O futuro de Flávio Dino no pós-Lula…

Provável afastamento do ex-presidente do processo eleitoral abre espaço para comunista maranhense no debate nacional; ele tem, inclusive, prazo para trocar de partido e ser o candidato do próprio PT

 

Lula tem em Dino, hoje, seu principal defensor na política brasileira

A condenação em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por 3X0, torna sua luta para ser candidato em outubro praticamente inglória.

E neste cenário de pós-Lula, o personagem que mais ganhou espaço como herdeiro do sonho das esquerdas de voltar ao poder é o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Com suas posições em defesa de Lula, críticas duras à Justiça e ataques a personagens da direita, Dino já passou a ser visto, inclusive, como antagonista dos setores que promovem o golpe contra Lula – Mídia quatrocentona, grandes empresas do eixo São Paulo/Sul e líderes de PSDB, DEM, PMDB.

Flávio Dino foi o principal defensor de Lula antes e depois do julgamento no TRF-4, e se credenciou como porta voz das esquerdas.

Tem tempo até para trocar de partido e ingressar no PT, por exemplo, herdando o espólio de Lula.

Mas, à medida que o ex-presidente começar a se afastar do processo eleitoral, perder os lugares de fala, e outros atores passarem a se apresentar como alternativa para o país, Dino também pode pagar um preço alto pela sua postura.

E os efeitos eleitorais podem ser danosos, no âmbito nacional ou mesmo estadual.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

5 Comments

  1. Afoito demais ,para conseguir projeção nacional é preciso ter bons números de renda, sociais, educacionais, segurança, e isso ainda não aconteceu.

  2. O que a atenção é que a cúpula do partido dos Trabalhadores, desconhece essa proposta da candidatura de Flávio Dino, em lugar de LULA, até porque, o plano B do PT é Fernando Hadad.

  3. E so o que estava faltando: Tentar colocar Flavio Dino em um destaque que ele nao tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *