Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Confronto de gerações nas eleições maranhenses…

De um lado estarão antigas raposas da política, com o argumento de que a experiência deve pesar na decisão do eleitor; e do outro, jovens lideranças, pregando a renovação da política no estado

 

Roseana entre João Alberto e Edison Lobão: experiência à disposição do eleitor

O eleitor maranhense poderá ter que fazer uma opção geracional nas eleições de outubro, tanto na disputa pelo Governo do Estado quanto para o Senado Federal.

Há um claro confronto de gerações em andamento para essas disputas.

Na disputa pelo governo, há opções como Roseana Sarney (PMDB), com quatro mandatos de governadora; Flávio Dino (PCdoB), candidato à reeleição, Roberto Rocha (PSDB) e Ricardo Murad (PRP), já com vários cargos ocupados cada um.

Há também nomes como Maura Jorge (Podemos) e, possivelmente, Eduardo Braide (PMN), que, embora tenham penetração estadual, são novatos no debate majoritário estadual.

Fláviuo Dino deve optar pela renovação na chapa, representada por Weverton e Eliziane

Mas é no Senado e na vice que o confronto de gerações se estabelece mais claramente.

As duas vagas em disputa são ocupadas hoje pelos senadores peemedebistas Edison Lobão e João Alberto, cada um com mais de 40 anos de vida pública.

Lobão já anunciou-se candidato à reeleição; João Alberto cogita ser o companheiro de chapa de Roseana.

Uma das vagas de senador é almejada pelo ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), outra raposa felpuda da política, com vários cargos em mais de 30 anos de carreira política.

Mas as vagas de Senado e de vice também são cogitadas por jovens lideranças em plena ascensão política, como os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS), o deputado estadual Alexandre Almeida (PSD) e o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (PSB), todos com idades entre 35 e 45 anos.

Ao eleitor caberá a decisão: se continua a apostar na experiência ou se arrisca a renovação.

E tem pouco mais de oito meses para avaliar sua decisão…

Sair da versão mobile