0

César Pires destaca importância do CFO na formação de oficiais militares…

César Pires se orgulha de, como reitor da Uema, ter criado o CFO

O deputado César Pires destacou nesta terça-feira a história do Curso de Formação de Oficiais (CFO), implantado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Maranhão, que este ano completa 25 anos de existência. Ele propôs a realização de uma sessão solene, a ser realizada em março, para homenagear e reconhecer a importância do CFO para a formação dos oficiais que hoje integram as duas corporações.

Reconhecendo que não foi ele o responsável pela criação do CFO, César Pires disse ter orgulho de, como reitor da Uema, ter obtido a autorização (Resolução nº 161, de 1998) e o reconhecimento do curso pelo Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução nº 1195/2000, sem o que não se poderia emitir a diplomação.

“Antigamente, nossos oficiais eram formados no Ceará e no Rio Grande do Norte, até que em 1992, quando eu ainda era pró-reitor da Uema, foi criado o CFO. Posteriormente coube a mim, já como reitor, a responsabilidade de obter o reconhecimento do curso, permitindo que o oficialato egresso daquela academia possa hoje ingressar em qualquer outro curso de nível superior”, relembrou ele.

Citando vários oficiais da Polícia Militar formados pelo CFO, entre eles os tenentes-coronéis Jinkings, Santana, Diógenes e Sales Neto, e os majores Chagas e Silva Castro, que colaram grau com o então reitor César Pires, o deputado ressaltou que o reconhecimento do curso qualificou a formação desses oficiais. E acrescentou que muitos deram continuidade à sua história acadêmica, como o tenente-coronel Frank e o coronel Leite, que ingressaram no mestrado.

Sempre enfatizando ter orgulho do seu legado acadêmico, César Pires defendeu que a Assembleia Legislativa faça um reconhecimento público da importância do CFO.

“Por isso propus a realização de uma sessão solene dia 22 de março, para homenagear os que construíram essa história, pois hoje nós é que estamos formando oficiais para outros estados. Ninguém pode negar a importância dessa formação para uma corporação milenar, com quase 10 mil pessoas, cujo oficialato, em sua grande maioria, tem nível superior graças ao CFO. Por isso fico muito feliz de ter podido contribuir com a formação desses oficiais”, declarou o ex-reitor.

Segundo informou César Pires, hoje a procura pelo CFO é muito maior que pelo curso de Medicina, e alguns abandonam outros cursos para ingressar no CFO. Ele destacou a grandeza do curso ao enfatizar que ao longo desses 25 anos vem sido coordenado por mestres ou doutores.

“É um trabalho feito pelo cérebro, pelo talento, por pessoas capacitadas que estão formando oficiais qualificados para as nossas corporações”, finalizou.

Marco Aurélio D'Eça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *