2

Janela partidária se fechando…

Candidatos do peso de José Reinaldo Tavares, Eduardo Braide e Waldir Maranhão entram na reta final do prazo de filiação ainda em busca de um partido com importância política no processo eleitoral

 

Eduardo Braide e José Reinaldo ainda precisam viabilizar partido para seguir na campanha

Faltam exatos 15 dias para o fechamento da janela partidária que permite aos candidatos nas eleições de outubro a troca de partidos sem infringir leis eleitorais.

Até o dia 7 de abril, candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e estadual terão que buscar um abrigo partidário que  lhes garanta condições de se eleger em outubro.

E é exatamente este o problema.

É cada vez mais restrito o espaço em legendas que ofereçam o mínimo de condições estruturais para seus filiados – militância, tempo de propaganda, consolidação programática… – sem que oprimam seus valores.

E há uma profusão de candidatos ainda em busca deste espaço.

Na lista dos “sem-partidos” está desde o candidato a governador Eduardo Braide (ainda no minúsculo PMN) até centenas de candidatos a deputado federal e estadual, passando pelos candidatos a senador José Reinaldo Tavares (sem partido) e Waldir Maranhão (Avante).

Além de encontrar uma legenda que dê abrigo, esses candidatos precisam ter tempo na propaganda eleitoral, uma chapa de qualidade para a disputa e, sobretudo, um palanque de peso, que abrigue um candidato a presidente e um candidato a governador com o mínimo de competitividade.

E são esses pré-requisitos que tornam ainda mais tensa os últimos dias de janela aberta para filiações.

Da coluna Estado Maior, de O EstadoMaranhão

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Não é por nada não mais acho que só ze Reinaldo e Waldir Maranhão devem esta preocupado pq o braide se tudo de errado e sai pra dep federal e ganha

  2. BRAIDE TEM UMA ELEIÇÃO CERTA COMO DEPUTADO FEDERAL E UMA ELEIÇÃO INCERTA COMO CANDIDATO A GOVERNADOR, QUASE IMPOSSÍVEL, PODE ACABAR SUA CARREIRA POLITICA MUITO CEDO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *