1

Roberto Costa consegue apoio para cidades que enfrentam enchentes…

Acompanhado do senador João Alberto, deputado estadual esteve no Ministro da Integração Nacional, em Brasília, onde viabilizou a liberação de ajuda

 

João Alberto e Roberto Costa com o ministro da Integração

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) participou de reunião na última terça-feira (18), em Brasília,  com o ministro da Integração  Nacional, Antônio Pádua de Deus Andrade, no gabinete do senador João Alberto (MDB), para buscar apoio junto ao Ministério de Integração Nacional aos municípios maranhenses atingidos pelas enchentes.

Costa é o presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa que acompanha e presta assistência às cidades maranhenses atingidas pelas enchentes.

Segundo Dados da Defesa Civil 11 municípios maranhenses  decretaram estado de emergência – Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, São João do Sóter, Tuntum, Caxias, Formosa da Serra Negra e São Luís Gonzaga.

De acordo com o último levantamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Maranhão existem 2.357 famílias desabrigadas pelas enchentes.

– É importante que o socorro seja completo para que todos os afetados retomem suas vidas o mais rápido possível, com atendimento médico, construção de casas e de redes de escoamento da água – defendeu o senador João Alberto.

Em Bacabal, há mais de 700 pessoas desabrigadas que se encontram em situação de calamidade, em ginásio e estádio.

– Estive nestes locais e pude perceber o sofrimento do povo, que padece por falta de alimentos, falta de medicamentos, falta de água.  Estamos denunciando o prefeito de Bacabal, o senhor Zé Vieira,  que não decretou estado de emergência ao município – lembrou Roberto Costa.

O parlamentar denunciou a falta de prioridade da Prefeitura de Bacabal, que optou por gastar dinheiro em bandas de forró.

– Foram R$ 1 milhão com bandas de forró no aniversário da cidade. Em função dessa festa, a Gestão Municipal deixa de decretar estado de emergência, que é  a real situação da cidade. Enquanto isso,  o povo bacabalense sofre e clama por assistência, saúde, educação, infraestrutura. Embora, a Gestão Municipal não ter decretado estado de emergência – denunciou.

Bacabal

Durante a reunião, João Alberto r Ropberto Costa conseguiram apoio para que  o  município de Bacabal seja cidade-polo, o posto de comando para atender aos municípios da região do Médio Mearim atingidos pelas chuvas.

– Bacabal receberá toda a estrutura da Defesa Civil Nacional, com cestas básicas, colchões e equipamentos para serem distribuídos aos demais municípios da Região Mearim – concluiu Roberto Costa.

O nível do rio Mearim já está oito metros acima do normal e mais de 9 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente, de acordo com a Defesa Civil do Maranhão.

O ministro afirmou que o Ministério não tem medido esforços para prestar todo apoio necessário aos municípios afetados.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Só migué, quantas e quantas vezes essa turma já desviou o dinheiro dos alagados, muita fiscalização pra não usarem na eleição como é costume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *