2

Juscelino Filho preside evento para comemorar 30 anos do SUS…

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) realizou nesta quarta-feira (6), um Seminário em comemoração aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atual contexto da saúde pública no país.

“O SUS foi uma decisão lúcida, corajosa e inovadora”, destacou o deputado Juscelino Filho (DEM-MA) presidente da CSSF e coordenador dos trabalhos no evento, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, de ex-ministros, e de diversos parlamentares.

Juscelino lembrou que as reflexões sobre as principais diretrizes de um sistema de saúde universal foram sedimentadas antes mesmo da formulação da Constituição de 1988.

“O SUS é um dos filhos pródigos da chamada ‘Constituição cidadã’”, enfatizou.

O parlamentar ressaltou a importância do SUS para a população e sua capilaridade no país.

“O SUS vai ao Brasil profundo. Há muitos avanços e conquistas, mas ainda existem dificuldades a enfrentar e a superar, que precisam da competência de todos nós e que dependem da generosidade, do espírito solidário e cristão da imensa maioria dos brasileiros”, ponderou.

O deputado maranhense destacou também que um dos grandes debates hoje é, justamente, o financiamento do SUS.

“É um desafio considerável oferecer atendimento e serviços de qualidade para a sociedade. O Congresso tem pautado de forma muito ativa essa discussão, sobretudo a nossa comissão, dada a importância desse tema para a sociedade”, destacou Juscelino.

Criado em 1988, no rol da Constituição Federal, o SUS atende hoje mais de 160 milhões de pessoas. São bilhões de atendimentos por ano, divididos tanto em ações, como serviços de saúde.

Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. sus é uma merda a pessoa chhega sedo ai nao tem mais senha vai toma no cu bando de ladrao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *