2

Ausência de debates é principal empecilho para candidatura de Eduardo Braide…

Além de tempo suficiente na propaganda eleitoral, deputado precisa de um partido que garanta a chamada aos programas de TV durante o primeiro turno, nos quais sempre tem performance respeitável

 

Braide tem forte articulação com a Rede Sustentabilidade, mas carece de legenda que garanta tempo na TV e presença nos debates

O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) aparece sempre em terceiro lugar em qualquer pesquisa de intenção de votos para o Governo do Maranhão. Para qualquer candidato, essa posição seria suficiente para garantir sua presença na disputa.

Mas não é bem assim.

Sem um partido forte, sem coligação que sustente sua propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Braide precisa ainda de uma legenda que tenha presença efetiva na Câmara Federal.

Só assim terá presença garantida nos debates com os candidatos em todas as emissoras de rádio e TV.

A Lei Eleitoral faculta às emissoras a estabelecer critérios para convidar candidatos aos seus programas de debates. Um deles é um percentual mínimo de intenção de votos nas pesquisas, definido pelas próprias empresas.

O outro é a presença nas coligações de partidos que tenham, pelo menos, cinco deputados federais, o que impede as emissoras de vetá-lo.

De acordo com as pesquisas já registradas na Justiça Eleitoral, Braide apresenta entre 5% e 8% das intenções de votos; se uma emissora decidir que apenas candidatos com dois dígitos podem participar, ele estaria fora.

Eduardo Braide negocia desde abril uma aliança com o PSC, que tem cerca de 10 deputados federais. Além disso, espera coligação com o PR, o que garantiria outros tanos deputados.

Só assim, ele teria a certeza de tempo na propaganda e presença nos debates.

Caso, contrário, dificilmente entrará na disputa…

Leia também:

Eduardo Braide vence o debate da Mirante…

No PSC, Luana Costa encaminha aliança com Braide…

Eduardo Braide continua em silêncio…

Sem categoria

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. É uma pena se ele não participar da eleição como candidato a governador. Só quem perde é o povo do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *