47

De como Flávio Dino ajudou a destruir a concorrência nos supermercados do MA…

Ao montar projeto sob medida para beneficiar apenas o grupo Mateus, governador comunista gerou uma espécie de monopólio que já levou ao fechamento de lojas dos dois principais concorrentes, Walmart e Maciel

 

Loja dos Supermercados Maciel fechada no São Cristovão: concorrência desleal

Na semana passada, anunciou-se na imprensa o fechamento de mais uma loja do supermercados Maciel, a segunda em menos de um ano em São Luís.

Neste primeiro semestre, o grupo americano Walmart também fechou várias lojas no Maranhão, numa sequência de geração de desemprego no estado.

Mas por trás do fechamento de lojas e da falta de concorrência no setor supermercadista pode estar o próprio governo Flávio Dino (PCdoB).

Em março de 2017, Flávio Dino fez aprovar na Assembleia o Projeto de Lei 234/2017, que beneficiava os centros de distribuição no Maranhão com alíquota de apenas 2% no ICMS. Mas o projeto comunista estabeleceu que apenas empresas com mais de R$ 100 milhões de patrimônio poderiam ser beneficiadas.

E que empresas têm este patrimônio no Maranhão? Apenas o próprio Mateus.

A aprovação do projeto gerou Nota de Repúdio da própria Associação Maranhense de Atacadistas, por gerar concorrência desleal. (Relembre aqui)

Desde então, o grupo Mateus passou a ser patrocinador de eventos e até de obras do governo Flávio Dino. (Veja aqui)

Curiosamente, o benefício ao Mateus se deu pouco tempo de o próprio governo comunista acusar o grupo de ser beneficiário da chamada máfia da Sefaz. (Relembre aqui)

Flávio Dino com Ilson Mateus em mais uma inauguração; monopólio de viés comunista

Desde o benefício fiscal dado por Flávio Dino, o grupo Mateus inaugurou lojas e construiu um milionário centro de distribuição no Distrito Industrial de São Luís.

Seus concorrentes diretos, por outro lado, passaram a enfrentar dificuldades financeiras e precisaram fechar lojas para tentar sobreviver à força do gigante monopolista criado pelo comunismo.

E o resultado é este que se acompanha no Maciel e no Walmart.

Simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

47 Comments

  1. bom dia!!!
    lendo alguns comentários e vejo que é muito fácil julgar as pessoas , alguns falam aqui pq infelizmente não conhece a historia de seu maciel e de sua familia, vcs sabiam que a empresa maciel sofreu ha tres anos atras um desfalaque milionario em milhoes de reias na epoca seu maciel não fechou nenhuma loja e nao demitiu nem um funcionario pelo contrario continuo investindo e agora infelizmente com a situação que o pais enfrenta essa crise afetou a estrutura do seu maciel . eu falo isso por conhecimento próprio pois trabalho na empresa e vejo todo comprometimento deles com a empresa e todos, trabalho na empresa há quase 10 anos comecei de aux. deposito e a empresa me deu oportunidade de ctescer, hj tenho carro, casa e construi uma familia atraves dessa empresa estou preoucuapdo com a situação de momento que a empresa vem passando. tenho fé e com trabalho sério de seu maciel iremos sair dessa situação.
    Deus é fiel e justo

  2. Quem conhece o grupo Mateus sabe que lá existe muito trabalho. Mas é flagrante o tamanho do benefício que eles receberam. E não é de hoje, esse mesmo benefício já existia no governo anterior, de Roseana, entretanto sem contrapartidas e com ICMS de 1,7%. Flávio Dino retirou o beneficio e deixou o grupo em mais lençóis durante alguns meses, mas o fortíssimo lobby sobre o Palácio dos Leões acabou forçando um. Acordo que levou o setor à situação atual.
    Sempre fui um ferrenho crítico desse desequilíbrio da balança da livre concorrência. É ultrajante.
    A resposta, tá o dos secretários quanto do próprio governador quando abordados sobre isso é uníssona: o benefício não foi dado exclusivamente ao Mateus. É verdade, não foi, mas Somente ele atende, coincidentemente, às demandas exigidas. Eu próprio já confrontei o secretário e o governador a respeito desse assunto. Segundo eles o benefício de geração de emprego justifica. Mas na verdade se perdem empregos. Vejam a conta:
    O Maranhão tem poucas e fracas indústrias, dentre elas a mais forte é a de produtos de limpeza. FC Oliveira, Sincoplema, Real, São algumas das indústrias que graças a abundância de coco babacu, prosperam no estado. Esses caras, como toda indústria, geram empregos, aos produtores de insumos, aos empregados diretos, à cadeia logística de distribuição, enfim, a toda uma rede INTRAESTADUAL, que fortalece a nossa economia e gera oportunidades de emprego e renda para a nossa população.
    Já o centro de distribuição do Mateus, que tem como contrapartida a geração de 500 empregos, compra a maior parte dos produtos de limpeza que vendem da onde? Das indústrias do estado? Rsrsrs, é de rir, mas não existe nenhuma exigência quanto a isso DETERIORAÇÃO da cadeia do varejo é apenas a ponta do iceberg. Toda a cadeia da indústria do estado está por um fio. O jeito de fazer negocios do grupo é leonino e tóxico pra cadeia estadual como um todo. O futuro, se mantendo o beneficio, o que deve acontecer, é que teremos uma mega corporação “maranhense”. As aspas são por conta da incerteza de até quando será uma empresa maranhense e não será comprada por um dos grandes players do mercado do ramo.
    Vejam só a incongruência que esse toma lá da cá gerou: o Maranhão tem a 16a economia do Brasil, e o Mateus é o 6o maior grupo em faturamento no Brasil.
    Observando toda a pintura é impossível não notar que somente 2 coisas podem ter acontecido:
    1 – covardia do estado ao lidar com uma grande empresa. Não tiveram colhoes pra exigir que o certo fosse feito.
    2 – desonestidade pura e simples. Foram solicitadas audiencias junto ao estado para discutir o projeto, que foi aprovado de forma nebulosa, quando não foi permitida nem sequer a Entrada dos representantes de classe na assembleia. Apenas a deputada Andrea Murad, com quem não tenho a mínima intimidade ou simpatia, votou contra. Foi vergonhoso. É vergonhoso e triste.

    • Vc é que não sabe o que é comunismo, ou sabe, um pouco da teoria, na prática a teoria é outra.

  3. Matéria que age de má fé, tendenciosa e maldosa. Jornalistas que parecem urubus que sobrevivem em receber dinheiro de políticos,infelizmente se corrompem em troca benefícios pago com dinheiro sujo.
    Ñ confiável!

  4. Estranha a falácia de “geração de desemprego”. Obviamente se um supermercado tá fechando pelo motivo de outro concorrente estar expandido, os empregos apenas foram migrados, né? Essa não cola.

  5. Os governantes sempre beneficiaram o grupo Mateus tal como a assembleia legislativa cria uma lei pro mateus,cadê a dos pequenos e medios comerciantes??essa foi um golpe duro na população, um grupo que sempre foi envolvido em falcatruas fiscais até mercadorias falsificaddas è só ir buscar na historico desse grupo que cresce as custas do povo pobre do Maranhão, cadê o cade??cadê o MP.? Será se não enxeralimento??80% da cesta de alimentos passa pela mão do grupo mateus….. Precisamos denunciar a mais órgãos essa loucura que se chama tudo pra um e nada para a população… Fora os outros beneficios que estão guardados a sete chaves, será como vai vim o benefício dos 2%?? O secretário atual falou que falaria antes cadê? ? Colocaram dois Deputados inesperientes pra relator e subrelator desse mega projeto o Deputado luciano leitoa e o Deputado glaberth cutrim esses dois nunca entenderam dbenefi, se elegeram as custas de seus pais ou quer dizer filhos de papai,como vão entender de lei para beneficiar uma pessoa só…

  6. Acontece muito no Brasil principalmente na região sudeste e sul por causa dos altos tributos as empresas sai do Brasil para se instalar no Paraguai Uruguai e etc

  7. Infelizmente Maranhão não vai pra frente, simplesmente aqui em Goiás mora bastante maranhense, pois fugimos do estado do Maranhão simplesmente pra não passa fome, não tem emprego com salários dignos, uma pouca vergonha, Maranhão desde que foi comodato por Sarney, vem a ser pior com Dino, sou maranhense, mais não sou representado por Dino

  8. Em relação ao Walmart, não foi só no Maranhão que foram fechadas lojas e sim em todo Brasil e caso não saibam a rede Walmart se tratando de Brasil já foi até vendido pra outro grupo internacional, o Walmart não tá nem aí pro Mateus!!!!

  9. Reportagem tendencialista e extremamente voltado a uma visão politica partidária. O que fica bem claro quando o autor frisa “GOVERNADOR COMUNUSTA”. Amigo, eu não sou jornalista mas é sabido que nessa profissão a imparcialidade é um dos principais quesitos a se trabalhar. Aprenda a ser um formador de opiniões e não um alto falante de informações no mínimo duvidosas. Ah, e outra boa parte do seu texto fere o CTN e a CF, pondo em descrédito suas informações.

  10. A Mirante já marcou a entrevista com o Governador Flávio Dino? Pra dar o mesmo direito de propaganda que a filha do ex-politico amapaense teve.

    • Ele não foi a sabático com a Mirante porque não quis. Ficou com medo

  11. Amigo eu trabalho como representante comercial a 21 anos ,vi muitos clientes meus quebrarem devido essa medida desse desgoverno de Flávio dino, mercadinho e supermercados e outros varejistas , muitos funcionários demitidos devido o fechamento desses empresários,não vejo a hora desse governo cair fora..

  12. Eu nunca vi um blogueiro ou jornalista do clã, criticar a extinta Alumar de pagar o menor valor kW/h de energia, eu nunca vi um blogueiro ou jornalista do clã reclamar que o Ceuma passou uma eternidade sendo a única faculdade particular do Estado.

  13. Não acredito que o motivo seja este até porque o Walmart tem um patrimônio com capacidade de investimento de vários bilhões de dólares. Se não for a maior e uma das maiores do ramo nos Estados Unidos.

  14. A grande questão é porquê que em uma capital como a nossa que tem uma população com mais de um milhão de habitantes não tem redes de supermercados como carrefu extra pão de açúcar ponto frio big e outros concorrentes será que a não presença destas redes e também culpa do governo comunista? Na realidade são Luís e uma cidade refém de um grupo que sempre a manteve presa ao atraso assim como o resto Maranhão o que aconteceu foi mal administração do marciel e por quer que o makro e o atacada o não fecharam?

  15. Esse cara é mais um safado tentando enganar população como a raça do Sarney faz

  16. Cara eu trabalhei no Walmart. E no bom preço. Bompreço quando entrou no Maranhão nem promotor de vendas não queria. E foi uma briga par acomodarem produtos local. E o Walmart quase não tem mercadorias local. A maioria vem de fora. E além do mais o Walmart emprega pouca pessoas aqui no Maranhão. O Maciel deve ter sido falta de bom administradores. Pq na prestei serviços para o Maciel e não é tão caro assim ao ponto de não ter clientes. Muita gente gosta de comprar no Maciel sou testemunha. O q faltou foi uma boa administração. E outra coisa Mateus pode até ter essas regalias. Mais não é tão barato assim as coisas. Se tira pelos produtos da padaria q tem um preço muito elevado. Acho q tudo tem q ser bem vistos pq quando uma empresa fecha temos q ver todos os fatores. Principalmente o organizacional.

  17. O grupo Mateus sempre usou de artifícios para tirar a concorrência da frente visto o monopólio que se assola no Maranhão com a rede Mateus e camino tudo feito é tramado para ajudar esse grupo que não cansa de matar os pobres do Maranhão a exemplo aonde ele abre uma loja emprega 200 e desemprega 3.000 pessoas dos pequenos varejos , médios e mercearias até os feirantes sofrem.. eita Maranhão !!com esse benefício todo mundo vai pagar ST antecipada e o moço quando quiser fora os produtos importados beneficio totalmente para sr Ilson Mateus!!! Mande a secretaria desencalhar o benéfico é replicar pra população e os outros que só esse moço tem!!

  18. Esse decreto fere o princípio da livre concorrencia, além d ferir disposições legais da CEF, por ser inconstitucional.

  19. A rede Walmart começou a fechar aqui em São Luis a muito tempo atrás, tinha ali no elevado da cohama que já fechou a bastante tempo, e o Maciel sempre foi um supermercado sujo e caro, ali no Bequimão é horrível.

  20. Boa tarde,

    Sou fornecedor de ambas as redes citadas na “reportagem”, e quem conhece a fundo o assunto sabe que se trata de uma “reportagem paga” pois sabemos que o fechamento de lojas do Maciel e Wallmart não tem vinculo com o que foi dito acima.
    A gestão, ultrapassada, do Sr. Maciel e filhos , foi o que levou a empresa a decadência, descredito… Enquanto o Sr. Ilson Mateus, gestores e filho ( Junior Mateus ) buscam sempre novidades, aprimorar procedimentos… Os gestores e donos do Maciel parecem estar parados no tempo.
    Em relação as lojas do Wallmart, leia se Bom Preço, se deve a uma gestão sem mal feita da rede em relação ao estado do Maranhão, com lojas antiquadas, que não se modernizaram e gestores locais que estão mais interessados em “pedir” dinheiro aos fornecedores do que em fazer as coisas certas em prol do grupo.
    O Mateus gera muito mais empregos, do que qualquer uma dessas lojas que estão fechando, e diga se de passagem também pagam melhor seus funcionários.
    Outro fator que deve ser destacado é que o Carrefour esta iniciando a construção de um CD em São Luis, assim como novas lojas, se o que se disse acima nesse blog fosse verdade, isso não aconteceria.

    Sem fundamento!

    Resp.: Se é tão corajoso para falar dos outros, atacar os outros, porque não é corajoso para se identificar. Covardes como você continuarão sempre a ser apenas o que são: covardes…

    • boa tarde!
      meu caro fornecedor em comum , como vc relatou no seu comentário, eu tbm sou fornecedor de todas as redes de supermercados MA, PA,PI,CE. Estranha essa defesa sua em cima do grupo mateus pois todas as redes são importantes para nós fornecedores, clientes, população no geral. esse caso infelizmente não é apenas do maciel que passa por um momento delicado, mais tenho certeza que eles irão sair dessa. pois na minha opinião não acho eles um pessimo adminstradores pelo contrário acho pessoas empreendedoras e corajosos por estarem ainda no mercado, conheço todas lojas do maciel são todas lojas estrategicas. trabalho com grupo mateus tbm seu Ilson tbm tem sua virtudes e cara empreendedor tbm. fquei sabendo que o mesmo comprou a rede carone fiquei muito triste pois era uma grande rede tbm ai no maranhao. força seu maciel e familia. vcs irão reverter essa situação.

  21. Paulo CRU 47 eu concordo com você o Clã Sarney tem que deixar de ser o Imperador do Maranhão apoio outro governo que não seja Sarney

  22. Aqui em Belém. PA. Estamos felizes com a cgegado do supermercados Matheus.
    As minha compras mensais é lá que faço. Espero que não aconteça com o Matheus o que aconteceu com O YAMADA.

  23. Ah, o blogueiro é do jornal “o estado do maranhão”… Nem dá para acreditar nessa notícia.

  24. realmente uma concorrência desleal, um mini box pagar sete por cento de impostos e o grupo Matheus apenas dois por cento, é justu isso

  25. Responde essa pra mim: o que é comunismo? Qual a base ideológica de um governo de esquerda? Rotular o governo como comunista e atribuir ao mesmo uma prática de governos capitalistas é no mínimo intrigante, não acha? Sem partidarismo, até porque não sou fã de governo algum, eu voto em qualquer governo que governe para o seu povo, independente de ideolia política, porém ao que me parece, seu artigo tem contornos tendenciosos de parcialidade.

  26. Matéria tosca de um blogueiro frustrado com a ausência da desgraça do Maranhão família Sarney para beneficiar pessoas medíocres que não querem o desenvolvimento do nosso estado. Serão mais 4 anos para desespero de vocês.

  27. Cara, essa matéria visa tentar prejudicar a imagem do governador. Não tem nada a ver, se o Maciel não se manteve é porque faltou boa administração e competitividade.
    Flávio Dino está evoluindo nosso estado, mesmo que os Sarneys não admitam.

  28. Será verdade mesmo? Ou é incompetência dos donos de supermercados!
    Mão acredito que uma rede internacional como Wallmart vá se abalar com o supermercados Mateus. Acredito que no caso da Wallmart é simplesmente a falta de interesse em investir no Maranhão.

    Resp.: Uma rede, por mais internacionalizada que seja, segue as regras fiscais de cada lugar onde esteja instalado. E no Maranhão, a estrutura do Walmart é menor que a do Mateus, embora a holding que o controla possa ter centenas de vezes o tamanho da rede maranhense. Por isso a regra fiscal no Maranhão, criada pelo comunista que assola o estado, foi sob medida para o Mateus.

  29. Se eu fosse milhonário nao montaria uma rede de supermercado no maranhão porque tudo o mateus derruba mesmo? e nao tem concorrente forte pra competir mesmo

  30. Como você se tornou um idiota. Nos tempos de Coelho Neto você não era assim. O acobteceu foi gestão. A outra rede de supermercado vem com ascendência há tempos. Deixa de ser sem escrúpulos.

  31. Isso é inconstitucional….fere o princípio da isonomia…. a final os descontos em impostos devem ser iguais independente do porte da empresa.
    Agora um grupo do tamanho do Walmart (mundial) fechar por não ter como acompanhar o mercado local…… ainda bem que o Makro e o atracação do grupo Carrefour continuam fazendo frente ao monopólio.

  32. Deixa de ser tendencioso! O Walmart têm capital superior ao que menciona. O que destruiu os outros foram os preços abusivos. A população não é besta. O GOVERNO COMUNISTA , como você faz questão de frisar, está dando ao Maranhão uma cara com vergonha e longo de cupinchas do clã Sarney, como você. E ainda quer ter seguidor? Com essas postagens Sarneydistas? Vai te catar e deixa o Flávio Dino trabalhar!

    • Perfeitamente! ! Essa matéria foi paga com o dinheiro roubado do nosso bolso pela família Sarney. Deixa de ser besta e deixa o Flávio Dino trabalhar. O Maranhão nunca teve tanta notoriedade e crescimento qto neste mandato.

    • Falou tudo, meu caro.
      É blogueiro comprado pelos vermes que atrasaram o nosso Estado durante 50 anos.
      Sarney nunca mais.

  33. Se for verdade, é a cara do Comunismo, o monopólio, pois o Capitalismo clássico preza pela livre concorrência. É não esquecer que o Grupo Mateus comprou o Carine do Recanto dos Vinhais e depois fechou. Simples assim.

  34. Bom dia, acabei de confirmar com uma fonte de inteira credibilidade, que essa noticia não procede de forma alguma.

  35. Absurdo isso.
    Ninguém entra com uma ação contra uma lei indecente dessas…
    Imagina os pequenos comércios de bairros, os famosos mini-box

  36. Marcos, onde entra a extraordinária capacidade gerencial e visão de oportunidades no Sr. Ilson Mateus?
    Talvez essa medida tenha contribuído para acaber de vez de consumar algo que já se anunciava e se encontrava em avançado estado de andamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *