3

A dura missão de Roseana, Maura Jorge e Roberto Rocha…

Os três candidatos são os únicos que podem, juntos, impedir a vitória de Flávio Dino em primeiro turno, mas precisam crescer substancialmente sem tirar votos um do outro

 

DIVIDIDO POR TRÊS. Roseana, Roberto e Maura precisam dividir mais de 50% dos votos para impedir vitória de Flávio Dino

Com a redução no número de candidatos a governador – que caiu de nove para seis – a missão de impedir a vitória do governador Flávio Dino (PCdoB) em primeiro turno reduziu-se a três adversários do comunista.

Apenas a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), o senador Roberto Rocha (PSDB) e a ex-prefeita Maura Jorge (PSL) têm condições reais de somar votos a ponto de impedir Dino de chegar a mais de 50% dos votos válidos.

Os candidatos da ultra-esquerda, Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Netto (PSOL), são meros coadjuvantes no processo, que ajudarão apenas com percentuais residuais.

Para os aliados do próprio Flávio Dino, a desistência do deputado Eduardo Braide acabou facilitando a vida do comunista para uma vitória em primeiro turno.

O problema para os três principais adversários é que eles precisam crescer sem tirar votos uns dos outros.

Roseana polariza a disputa com Flávio Dino, de acordo com as pesquisas já registradas; e está dezenas de pontos percentuais à frente de Maura Jorge e Roberto Rocha.

A missão, principalmente do tucano, que tem maior estrutura político-partidária, é crescer substancialmente a ponto de polarizar com Roseana, mas sem desidratá-la.

Se nem Maura Jorge, nem Roberto Rocha crescerem acima dos dois dígitos, a missão torna-se um peso descomunal para Roseana.

E a ex-governadora corre o risco de chegar aos 45% de votos e, mesmo assim, acabar derrotada em primeiro turno.

É simples assim…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

  1. Você esqueceu de falar á quantas dezenas de distância Roseana está de FD

  2. Com certeza vai ser decidida do primeiro turno,Roseana o máximo que pode ter é 32%,e os outros juntos não passa de 10%,somando chega a 42%,a vitoria de Flavio é certa,ainda tem a tendência de crescimento de Flávio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *