Ícone do site Marco Aurélio D'Eça

Ibope: diferença entre Flávio e Roseana pode ser de apenas três pontos…

Margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, permite variações nos índices dos dois candidatos que podem fazer a diferença para a garantia de um eventual segundo turno

 

MARGEM DE ERRO: Diferença entre Flávio Dino e Roseana pode ser grande, mas pode ser mínima

A diferença entre o governador Flávio Dino (PCdoB), que aparece com 43% das intenções de votos, e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB), com 34%, é, nominalmente, de apenas 9 pontos percentuais, segundo a pesquisa Ibope divulgada ontem.

Mas pode ser de 15 pontos em favor do comunista;

Ou pode ser de apenas 3 pontos, o que garantiria o segundo turno entre os dois.

Essas variações são possíveis por causa da margem de erro utilizada pelos institutos de pesquisa em seus levantamentos. No caso do Ibope, a margem nesta pesquisa é de três pontos, para mais ou para menos.

Significa dizer que Flávio Dino pode ter, hoje, qualquer percentual entre 40% e 46% das intenções de votos, aplicando-se a variação da margem de erro.

Roseana, por sua vez, pode ter entre 31% e 37% das intenções de voto.

Ou seja, em pelo menos uma hipótese de cruzamentos da margem de erro, Flávio pode aparecer com 40% e Roseana com 37%, o que confirmaria a diferença de 3 pontos percentuais entre os dois.

Neste caso específico, levando em consideração, também, os índices dos demais candidatos, poderia-se afirmar um segundo turno nas eleições do Maranhão.

É bom levar que essas variáveis são estatísticas.

Mas têm poder para mudar o cenário eleitoral…

Sair da versão mobile