2

A acirrada disputa pelo Senado…

Enquanto a eleição de governador segue polarizada entre Flávio Dino e Roseana Sarney – com Roberto Rocha e Maura Jorge ainda grudados no chão – as duas vaga de senador são disputadas por pelo menos cinco candidatos; e levará vantagem os que tiverem maior estrutura e capilaridade no estado

 

Lobão e Sarney Filho tem estrutura e candidato forte ao governo; Weverton e Eliziane apostam na estrutura do governo e José Reinaldo segue em faixa própria

As duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas no Maranhão, a do Ibope e a da Exata – ainda que com absurda divergência nos índices para o governo – apontam para um cenário de indefinição na disputa de senador.

Efetivamente, os números mostraram que Edison Lobão (MDB), Sarney Filho (PV), Eliziane Gama (PPS), José Reinaldo Tavares (PSDB) e Weverton Rocha (PDT), não necessariamente nesta ordem, estão no páreo pelas duas vagas.

Líderes nas pesquisas, Sarney Filho e Lobão têm o aditivo da orça de Roseana

No Ibope, Lobão e Sarney Filho têm ligeira dianteira, com 27% e 26%, respectivamente, e uma espécie de enrosco entre Eliziane (17%), José Reinaldo (13%) e Weverton (11%). (Leia aqui)

A Exata confirma a liderança de Lobão e Sarney Filho (25% e 24%, respectivamente). Mas aponta para um empate técnico múltiplo entre os cinco candidatos: Weverton e José Reinaldo com 20% e Eliziane com 18%. (Veja aqui)

Neste acirramento, vencerá a disputa quem tiver estrutura e capilaridade.

Werverton e Eliziane contam coma estrutura montada em torno de Flávio Dino

Estrutura todos têm, mas é a capilaridade, ou a capacidade de se espalhar pelo estado que fará a diferença para um ou para outro.

Neste ponto, Edison Lobão e José Reinaldo, que já foram governador, levam ligeira vantagem.

Sarney Filho, Weverton Rocha e Eliziane contam com a força de seus candidatos a governador para garantir a capilaridade necessária.

Por ter estrutura própria e apoios individuais espalhados por todo o Maranhão, Weverton acaba ganhando força neste quesito, sobretudo porque a eleição de senador é uma disputa de indicações, em que o eleitor segue a orientação da liderança.

E liderança é o que não falta na campanha do pedetista.

Duas vezes candidata a prefeita de São Luís, Eliziane tem a maior densidade eleitoral dentre todos os candidatos na capital maranhense, por isso aparece entre os três candidatos mais bem posicionados numericamente.

E pode apostar na capilaridade de Flávio Dino no interior do estado.

Na chapa de Roberto Rocha, José Reinaldo corre em faixa própria na disputa pelo Senado

No fim das contas, pesará na eleição de senador também o desempenho de seus candidatos a governador.

Se Flávio Dino disparar a ponto de apontar para uma vitória em primeiro turno, pode puxar com ele Weverton e Eliziane. Se, por outro lado, for Roseana a beneficiária do crescimento na campanha, Lobão e Sarney Filho crescem juntos.

A disputa pelo Senado está, portanto, diretamente vinculada à de governador.

É aguardar e conferir…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *